Geral

Parque Ecológico inspirou Dilma Ramos para compor o Hino de Maracajá (2002)

O Hino Oficial de Maracajá criado e aprovado pela Lei 577 de 11 de março de 2003, é composto pelo poema de Maria Dilma Ramos Eyng e música do saudoso Neri Antônio Milanez (in memoriam). O Hino possui quatro estrofes e um refrão. Cada estrofe é composto por quatro versos. O refrão também possui quatro versos e com rima. Ao todo, o Hino Oficial de Maracajá possui 20 versos que representam a história de Maracajá, desde o seu processo de povoamento até o ano de 2003.  

Em entrevista, a senhora Maria Dilma Ramos relatou que tiveram diversos fatores que lhe inspiraram para a composição do Hino de Maracajá, sendo uma delas, a questão das belezas naturais da flora e da fauna do Parque Ecológico de Maracajá, a religiosidade e o ajardinamento da cidade, bem como nas praças das comunidades do interior do município. Conforme o depoimento da senhora Maria Dilma Ramos Eyng, a ideia de escrever o hino de Maracajá foi inspiração de todas as vezes que visitava o Parque Ecológico. “No mês de dezembro do ano de 2002, eu estava no Parque e encontrei o prefeito de Maracajá, o Antenor Rocha e a sua esposa, primeira dama Margareth Maria Tomazi Rocha (in memoriam). Naquela tarde, conversamos sobre a ideia da composição do hino e deixamos combinado que iria à prefeitura para conversar com o prefeito, com o Tata, sobre a composição do hino. Marcamos para uma segunda-feira. Nesse dia, conversamos sobre as questões geográficas, históricas, culturais, religiosas, políticas e econômicas de Maracajá, para compor o poema. Naquela conversa, deixamos acordado que a música seria o coral de Santa Bárbara que iria cantar com a música do maestro Neri Antônio Milanez (in memoriam). A escrita do hino e a música do Coral foi realizado tudo gratuito. Nosso trabalho foi todo voluntário. Escrevi o hino pelo carinho que tenho por Maracajá. O que a Prefeitura de Maracajá teve que custear foi a gravação da música e a aquisição dos CDs para distribuir para os setores da cidade, como escolas e outros espaços” (Entrevista concedida ao autor no dia 19/3/2025). 

Na próxima coluna tratar-se-á sobre o ajardinamento de Maracajá, o colorido das flores, o embelezamento da cidade que marcou o Hino “Maracajá das Lindas Flores”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo