Geral

Maestro Neri Antônio Milanez e Hino de Maracajá (2002)

Os textos referentes ao Hino Oficial de Maracajá, são conteúdos que poderão ser utilizados como material didático no ambiente escolar na rede pública estadual e municipal de Maracajá. Em entrevista, a senhora Dilma Ramos Eyng, compositora do hino e professora aposentada de Língua Portuguesa, afirmou que a letra é linda para ser ensinada para as crianças na escola” (Entrevista concedida ao autor em 2 de novembro de 2024). 

O maestro do Hino de Maracajá foi o senhor Neri Antônio Milanez (in memoriam). Nas memórias da senhora Dilma Ramos Eyng, ele foi o maestro responsável pelo coral de Santa Bárbara, Criciúma. “Eu entrei no Coral assim que eu me aposentei na escola. Cantei nele por dez anos. O Neri Milanez foi excelente maestro, magnífico. Quando eu dei a ideia do coral gravar o hino de Maracajá, ele imediatamente se colocou a disposição e fez todos dos arranjos da melodia e da música”. (Entrevista concedida ao autor em 21 de maio de 2025). 

O processo dos ensaios do coral e também os transportes dos integrantes para ir até o estúdio de gravação para produzir a música do hino, foi feito de forma gratuita pelos membros do coral. “Fomos no estúdio de Criciúma por um período de quase dois meses para montar as peças do hino de Maracajá. Não cobramos nada da prefeitura. A prefeitura só pagou com a gravação do hino no estúdio e a produção dos CDs. O Neri Antônio Milanez foi especial para deixar a música do hino muito linda. Ele ficou muito feliz quando soube do convite do prefeito Antenor Rocha de participar da produção do Hino”. (Entrevista concedida ao autor no dia 2 de novembro de 2024). 

Em entrevista, senhora Dilma Ramos Eyngnarrou com comoção que o senhor Neri Antônio Milanez veio falecer no período do COVID19 em 26 de julho de 2020. Foi um momento muito triste para os familiares e amigos. Ficou um vazio no Coral Santa Bárbara”. (Entrevista concedida ao autor em 21 de maio de 2025). 

Conforme o jornalismo da Rádio Eldorado de Criciúma, faleceu na tarde deste domingo (26 de julho de 2020), em Criciúma, Neri Milanez, aos 76 anos. Com a morte dele, sobe para 24 o número de óbitos em consequência do COVID-19 no município. Ele estava internado havia 15 dias em virtude do coronavírus. Ele sofria de outras comorbidades. Ao lado da esposa Terezinha Milanez, ele tinha uma vasta relação de trabalhos comunitários, entre elas maestro de corais em Criciúma e em Nova Veneza. Foi um dos ícones do canto coral na região, inclusive foi maestro do Coro do Santuário de Caravaggio. Também trabalhou na Polícial Civil como fiscal de armas. Morava atualmente próximo da Igreja Santa Barbara. É irmão da Salete Milanez, que é proprietária da Dopping e também foi do Mercoplaza(Jornalismo, 27/07/2020). 

Identificação da foto: Neri Antônio Milanez, 76 anos de idade. 

Fonte: (Jornalismo, Rádio Eldorado, 2020). 

Identificação da foto: Neri Antônio Milanez no Coral Santa Bárbara, 70 anos. 

Fonte: (Arquivo Particular Maria Dilma Ramos Eyng).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo