Material educativo aproxima alunos da história de Urussanga e os vales da uva Goethe

A publicação em quadrinhos entregue nas escolas facilitou o aprendizado de forma lúdica.
A história de Urussanga ganhou mais destaque nas salas de aula com a distribuição da publicação em quadrinhos que mostra o legado dos imigrantes italianos, apresenta os marcos culturais e conta o início dos vales da uva Goethe. O material educativo foi entregue às escolas do município com ensino fundamental e faz parte do projeto “Conhecer para Pertencer” da Secretaria de Educação.
Na Escola Municipal Alda Brognoli, os alunos do terceiro ano ficaram fascinados com o novo material educativo. Eles fizeram uma leitura coletiva, receberam atividades de interpretação e desenharam no papel os pontos que mais gostaram. O trabalho foi conduzido pela professora Sandra Mariot Padoin, e concluído com um brinde simbólico do suco da uva Goethe.
“As crianças adoraram essa revista HQ, popularmente conhecida como gibi, por retratar cenários e costumes que fazem parte do cotidiano deles. Fizemos a leitura em grupo e conversamos sobre as partes que mais chamaram atenção desse material educativo, que valoriza elementos culturais locais e aproxima os estudantes de sua própria identidade”, declara a professora.
A aluna Ester Lopes da Soler, de 9 anos, gostou de ver o Parque Municipal nesse material. “Moro perto do parque e me identifiquei com o local. Descobri coisas que nem sabia, mesmo morando ao lado”, disse. Já o aluno Rafael Comin Daleff, de 8 anos, lembrou da família em alguns trechos da publicação. “Gostei da parte que mostra como é feita a colheita da uva. Lá em casa temos uma parreira e meus nonnos trabalham na agricultura. Foi legal ver o trabalho deles desenhado”, comentou.
A publicação faz parte do projeto educativo “Exploradores de Santa Catarina”, elaborado em parceria entre o Governo Municipal, por meio das Secretarias de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, com a Secretaria da Agricultura de Santa Catarina (SAR) e o Estúdio NES – reconhecido por transformar conteúdos históricos em experiências educativas inovadoras. “Esse lindo material contribui com a identidade de Urussanga, despertando nos nossos alunos o senso de pertencimento e o amor pela nossa terra”, destaca a secretária de Educação, Andreza Cristina Bonetti.