Geral

Vereador Toninho da Imbralit articula aprovação de projeto que regulamenta feiras e eventos em Criciúma

Durante a sessão ordinária realizada terça-feira (27), na Câmara de Vereadores de Criciúma, o vereador Antonio Manoel, o Toninho da Imbralit (PSD), líder de governo na Casa, celebrou a aprovação do Projeto de Lei PE nº 17/2025, de autoria do vereador Vagner Espindola, o Vaguinho, que regulamenta a realização de feiras e eventos no município, revogando a Lei nº 5.446/2009.

Toninho explicou que “esse projeto nasceu lá atrás, diante da necessidade de regulamentar os eventos em Criciúma. Tivemos um diálogo inicial com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Sociedade Industrial de Criciúma (SIC) e o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Criciúma e Região (SIDISCOM), mas, quando o projeto chegou à Câmara, essas entidades perceberam que algumas de suas reivindicações não tinham sido contempladas.”

Com o prefeito Vaguinho em Brasília, participando da Marcha dos Prefeitos, Toninho, na condição de líder de governo, afirmou que “pedi para segurar o projeto para termos mais um tempo para conversar com as entidades. Na quinta-feira da semana passada, realizamos uma reunião conjunta com representantes da SIC, CDL e SIDISCOM e conseguimos incluir as alterações solicitadas.”

O resultado dessas conversas foi a apresentação de um Substitutivo Global, anexado ao projeto original, contendo cinco emendas, que foram incorporadas ao texto final aprovado pela Câmara.

Sobre as feiras dos garagistas, Toninho destacou que “anteriormente, eram realizadas 11 feiras no município, mas agora o número foi reduzido para seis. Alguns queriam três feiras, mas isso inviabilizaria a gestão do Centro de Eventos. Por outro lado, manter 11 também não seria o ideal. Então, chegamos ao meio-termo: seis feiras ao ano, o que consideramos um número bom para Criciúma.”

Ele ainda ressaltou o apoio do setor, dizendo que “eles, inclusive, estiveram na Câmara hoje com faixas em apoio ao projeto. A aprovação mostra que é um projeto legal, constitucional e que atende às necessidades dos lojistas e garagistas.”

Por fim, Toninho ressaltou a importância da articulação entre os poderes e a sociedade civil. “Nada pode ser criado sem diálogo com a sociedade. Antes havia polêmica, mas com o entendimento tudo se acalmou. Conseguimos proteger o comércio local, garantir segurança jurídica e valorizar quem quer empreender em Criciúma.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo