O prefeito de Maracajá Anibal Brambila, acompanhado da primeira-dama, Claudete Rocha Brambila, Secretária de Administração e Finanças, Edilane Nicoleite, Diretor de Educação e Cultura, Daniel de Souza, e a Chefe de Gabinete, Andressa Martins dos Santos, receberam na manhã desta quinta-feira, dia 05/08, a visita de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A visita com o prefeito faz parte das ações da instituição, que busca por meio deste encontro socializar e integrar os alunos com os novos agentes públicos do município.
Acompanhados da psicóloga, Camila Duarte, professoras Suzana Garcia, Ediléia Manoel da Silva Assis e Taise Vicentin, os alunos interagiram com os anfitriões e aproveitaram a oportunidade para fazer a divulgação da Campanha Agosto Laranja, que faz parte do projeto de prevenção de deficiências desenvolvido pela APAE de Maracajá, o Projeto Prevenir.
Os alunos realizaram a entrega de um panfleto informativo da campanha. “A Apae de Maracajá desenvolve, desde 2012, ações de prevenção de deficiência, tendo em vista a necessidade de conscientizar a comunidade sobre as medidas de prevenção como forma de diminuir os índices de natalidade de crianças com deficiência, e a incidência de deficiências adquiridas ao longo da vida”, explicou a psicóloga.
Desde 2019, a lei nº1.169 institui no calendário municipal de Maracajá o AGOSTO LARANJA, mês alusivo à prevenção de deficiências.
Parceria
O prefeito Anibal Brambila, relatou da parceria que a Administração tem com a Apae, onde repassará este ano R$ 70 mil (dividido em 8 parcelas, de R$ 8.750,00) à instituição, além de contribuir com alimentação, transporte, professores e colaboradores. “A Apae realiza um grande trabalho em nosso município e nós enquanto gestores somos parceiros para manter um serviço de qualidade aos nossos alunos”, disse.
Enquanto vereadora, empresária e cidadã maracajaense, a primeira-dama Claudete Brambila, sempre participou das ações da Apae, e se colocou à disposição da instituição sugerindo a implantação de uma oficina de confecção de estopas. “A Administração tem três máquinas disponíveis e se a direção da Apae tiver interesse podemos ceder para a realização desta oficina, que pode gerar uma renda extra e estimulá-los na concentração e coordenação motora”, explicou.
Semana Nacional
Os visitantes também aproveitaram a visita para divulgar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que é uma campanha anual, desenvolvida de 21 a 28 de agosto, pela Federação Nacional das Apaes.
Em 2021, o tema norteador da campanha é: ‘É tempo de transformar conhecimento em ação’. Esse tema aponta para o fato de que hoje o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas em situação de deficiência, no entanto, na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos.
Integração
Como forma de agradecimento pela visita, foi servido aos visitantes um delicioso café. Para finalizar, a secretária Edilane Nicoleite, os levou em todos os setores para conhecer os funcionários da prefeitura. A agenda dos alunos terminou com uma visita à Câmara de Vereadores de Maracajá.