Educação

Exposição “Mulheres em diálogos: Memória, tempo e movimento” aberta à visitação na Sala Edi Balod da Unesc

Estudar na Unesc é viver momentos diferenciados, como o que aconteceu na noite da quinta-feira (5). Acadêmicos do curso de Artes Visuais e Teatro participaram da aula inaugural do semestre, com a abertura de uma exposição “Mulheres em diálogos: Memória, tempo e movimento”. O evento virtual foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da Unesc TV no Youtube.

A mostra está instalada na Sala Edi Balod, no Bloco Administrativo da Universidade, com obras de 33 artistas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O tema está voltado para a questão da memória, do tempo e do movimento, retratado por cada artista. A exposição fica aberta até 10 de setembro e as visitas monitoradas poderão ser agendadas pelo e-mail salaedibalod@unesc.net

O objetivo da exposição é dar maior visibilidade e igualdade às artistas e foi organizada pela curadora, Ana Zavadil, de Porto Alegre. “Eu tenho trabalhado desde 2014 com exposições feministas na intenção de sempre proporcionar uma maior visibilidade às mulheres e também de discutir dentro das exposições que tem acervo, essa igualdade de obras entre homens e mulheres”, afirma a curadora.

Representando as demais artistas, Andréa Brächer, professora no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) falou da gratidão de estar participando deste projeto. “Vemos aqui uma galeria que acolhe não somente a produção interna de seus cursos, mas que se abre para o diálogo com a produção artística contemporânea. Espaços como estes são primordiais, tanto para pesquisa, quanto para a extensão e para o ensino”, argumentou a artista.

A coordenadora do curso de Artes Visuais e Teatro, Aurélia Regina de Souza Honorato, compartilhou a alegria de receber este presente na abertura do segundo semestre. “Hoje estamos aqui iniciando um novo semestre com alunos que chegam para caminhar com os veteranos que permanecem em suas jornadas de formação. Novas disciplinas, novos professores, novas experiências. Começar este período  recebendo uma exposição de artes de 33 mulheres é um privilégio, um grande prazer. Sejam todos bem-vindos!”, enfatizou a coordenadora.

Abertura Virtual

A abertura virtual da exposição foi prestigiada por acadêmicos, professores e artistas. Esta é a sua segunda exposição com a curadoria de Ana Zavadil na Unesc. A primeira foi em maio de 2017, “Úvula de Ísis: a voz da mulher na arte”, quando era professora de Curadoria do curso de Artes Visuais.

Artistas participantes:

Alexandra Eckert, Alenir Dalpiaz, Alice Meis, Andréa Brächer, Andresa Gomes Flor, Anete Schroder, Beatriz Harger, Carmela Slavutzky, Clara Figueira, Clara Koppe, Cristina Luviza Battiston, Denise Wichmann, Esther Bianco, Fernanda Martins Costa, Francine Tavares, Heloísa Biasuz, Jussara Moreira, Kika Costa, Lisi Wendel, Lorena Steiner, Leila Knijnik, Mara Galvani, Maria Cristina, Maria Paula Giacomini, Maril Rodrigues, Marina Ramos, Mery Bavia, Milene Gensas, Nadiamara Paim, Rosirene Mayer, Sandra Gonçalves, Umbelina Barreto e  Vera Reichert.

Cordialmente,

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo