AgriculturaGeral

Festa do Colono: um evento que merece ser lembrado

A primeira Festa do Colono ocorreu no dia 1º de agosto de 1971, sendo realizada sempre no mês de agosto, em ano ímpar.

Diante dos cuidados da pandemia do coronavírus, não pudemos celebrar a Festa do Colono em 2021. Foi preciso tomar medidas para priorizar a saúde e prevenção de nossa população. Este seria o momento de passarmos um final de semana especial com grandiosas comemorações, desfrutando de nossa gastronomia, prestigiando nossos expositores, desfiles, soberanas, shows e tantos atrativos deste evento de proporções gigantescas.  Não foi possível por uma questão maior de segurança, mas diante de tudo isso podemos ter em nossas mentes a alegria de festas anteriores e nos preparar para a próxima edição, que  será um momento tão aguardado, de dupla celebração, com a superação deste momento tão difícil e de valorizar o nosso agricultor.

A primeira Festa do Colono ocorreu no dia 1º de agosto de 1971, sendo realizada sempre no mês de agosto, em ano ímpar.

Desde então a festa se consolidou como um marco para a comunidade turvense que vê o evento como uma justa homenagem ao agricultor, que faz tanto por esta terra.

A festa foi tomando proporções maiores, tanto de público como de infraestrutura. A medida que os anos foram passando se tornou um evento verdadeiramente conhecido no sul catarinense, hoje fazendo parte do calendário oficial de eventos do Estado.

Desde a primeira edição, uma das maiores atrações é o desfile das máquinas agrícolas, que orgulhosamente são conduzidas pelos agricultores no trajeto da avenida municipal. É uma tradição passada de pai para filho.

Em 1979 foi criada uma modalidade para tornar a festa ainda mais atrativa, a Arrancada Catarinense de Tratores.

Além de inúmeras outras atrações que a Festa do Colono proporciona aos visitantes, um ponto que merece destaque é a gastronomia. Para quem gosta de saborear um prato típico, a festa oferece as mais conhecidas variedades da gastronomia italiana, como macarronada, polenta, galinha, fortaia, risotos e muitos outros pratos.

Mas também como em toda boa festa, os shows não poderiam faltar, por isso a Festa do Colono traz sempre para o público que visita nos quatro dias de festa muitos shows regionais e nacionais, além da feira de agronegócios que é um propulsor da economia do município.

“Agradeço a cada pessoa que ajudou a compor esta festa histórica, a todas as pessoas que colaboraram em todos os setores deste evento de grande magnitude. É difícil nominar a tantas pessoas que fazem parte destas 24 edições anteriores e com as quais esperamos que estejam conosco na 25ª edição. Agradecemos ainda a compreensão de todos que entenderam a cautela diante deste momento delicado na saúde, que infelizmente ocasionou, momentaneamente, o adiamento do evento. Que relembremos tantos momentos felizes que passamos nesta história, enaltecendo nosso homem do campo, para que em breve possamos celebrar em um grandioso evento novamente”, destaca o prefeito, Sandro Cirimbelli.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo