Câmara de Vereadores de Araranguá,promove debate sobre exploração de óleo e gás na próxima quarta-feira
A pedido do vereador Jair Anastácio (PT) a Câmara de Vereadores de Araranguá, realizará uma audiência pública para debater a 17ª rodada de concessão de blocos marítimos para exploração e explotação de petróleo e gás nas bacias de Santos e Pelotas, que confrontam em diversos municípios do litoral catarinense, dentre eles Araranguá e Balneário Arroio do Silva.
O debate sobre o assunto acontecerá na próxima quarta-feira (29) na sede do Poder Legislativo e ele surge após o vereador ter recebido a visita de professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e de ambientalistas que analisam os impactos socioambientais que acontecerão com essa concessão.
A 17ª rodada de concessão poderá impactar no turismo e na pesca, duas fontes de renda importantes para o catarinense, afirma Jair. “O turismo representa 12,5% do PIB do estado, já tendo sido agraciado 12 vezes com o título de melhor estado para se viajar no Brasil, além de que Santa Catarina possui o maior polo pesqueiro do país, que envolve aproximadamente 25 mil pessoas. Essa concessão poderá afetar diretamente esses setores, pois com ela está suscetível à ocorrência de acidentes, vazamentos e impactos diretos, não só ambientais, mas também econômicos e precisamos avaliar todas as questões, pois para o governo federal essa concessão também tem importância, por isso queremos ouvir todos os lados”, destaca o vereador.
Para Jair o tema é importante e precisa ser debatido. “O legislador deve estar atento aos mais variados assuntos que refletem na vida da população araranguaense, me sinto na obrigação de como um representante popular tratar de assuntos relevantes como esse”, assevera.