Esporte

Karateca do bairro Quarta Linha é destaque em competição nacional

Letícia vinha se destacando em competições regionais e agora nacional

A moradora do bairro Quarta Linha em Criciúma, Letícia Pereira Antônio, foi destaque nacional no último final de semana (30 e 31 de outubro). A atleta esteve disputando o Campeonato Brasileiro de Karatê 2021, em Fortaleza, onde conquistou o terceiro lugar no kumite, na categoria – 59kg.

Letícia participou além da modalidade de kumite (luta), também de Kata, (simulação de combate detalhada de movimentos, que pode ser realizada de forma individual ou em equipe). Conforme o coordenador técnico da modalidade, João Batista Cândido, a medalha foi extremamente importante e representou a dedicação da atleta. “Nós estamos no caminho certo, ela foi muito bem em todas as competições e contribuiu com a equipe de Santa Catarina”, destacou.

Letícia iniciou o seu primeiro treino aos seis anos de idade, em um projeto que acontecia na escola do bairro Quarta Linha. Nesse projeto ela passou a se destacar e foi chamada a treinar na Fundação Municipal Esportes – FME, em Criciúma.

“Comecei o projeto com o meu professor Jairo Marques, e com 10 anos vim para Fundação municipal de esportes, treinar com os atletas de rendimento. Comecei a competir com 10 anos, apenas competições locais e regionais, depois com doze anos comecei a disputar competições como Olesc. Meu objetivo sempre foi participar de grandes competições, e quando completei 14 anos, participei de um brasileiro escolar que aconteceu em Uberlândia, mas não obtive pontuação suficiente para conquistar medalha. O campeonato em Fortaleza, foi a minha primeira conquista nacional”, relata ela.

Segundo a mãe Mirelli Antônio, a filha passou a ter empatia pelo esporte, seguindo uma disciplina de treinos, e participação em campeonatos.

A atleta é treinada pelo professor Edmundo, e essa foi a segunda participação em campeonatos nacionais. “Me senti nervosa, mas tranquila ao mesmo tempo. Na disputa pelo terceiro lugar consegui fechar a primeira luta por 8×0 e na terceira luta, estava perdendo de 0x4 quando virei para 8×4. Só quero agradecer a todos que estavam torcendo por mim e principalmente aos senseis envolvidos nos treinos e na competição”, frisou. Ao todo, Letícia possui 28 medalhas.

A mãe de Letícia, juntamente com a familiares comemoram o resultado da atleta, e relembraram o grande esforço realizado para permitir que a filha participasse de uma competição nacional. “Organizamos uma rifa para poder custear as despesas dela nesta viagem”, conta Mirelli.

Com os resultados que Letícia vem apresentando em sua trajetória, a expectativa agora é encontrar patrocinadores que venham a apoiar ainda mais a atleta que sonha além de competições Sul Americanas, sonha em participar de uma Olimpíada.

“Nós estamos acompanhando o desenvolvimento da Letícia no Karatê e ver a conquista dela em um campeonato nacional, mesmo tendo apenas 16 anos, nos dá a certeza de que ela continuará se destacando na modalidade e muitas vitórias ainda virão”, enfatizou o presidente da FME Criciúma, Neto Uggioni.

Segundo informações do sensei Cândido, Letícia sendo uma atleta medalhista nacional, ela entra no ranking de atletas que podem ser subsidiados por bolsa do Governo Federal, a partir do próximo ano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo