Legislativo Criciumense recebe representantes do Banco de Leite Humano Dino Gorini
Inaugurado há dois anos, o Banco de Leite Humano Dino Gorini, localizado no Hospital Materno Infantil Santa Catarina, segue em busca de doadoras, e responsáveis pelo Banco estiveram na terça-feira (7) na Tribuna Livre do Legislativo Criciumense, a convite do vereador Paulo Ferrarezi (MDB), para apresentar os números de 2021.
Conforme a enfermeira coordenadora, Arieli Pinto Teixeira, atualmente o Banco possui doadoras da AMREC e AMESC, contando com uma média de 30 mães. “O número de doações é muito relativo, pois depende de quantas mulheres poderão doar, quantos litros elas conseguirão produzir. Mas temos uma média de 44 litros por mês”, explicou.
“Quando temos uma pessoa interessada em doar, são dois caminhos, ou ela vem até o Banco ou vamos até a residência dela. Agendamos um horário, realizamos todo um cadastro, depois disso nosso obstetra avalia se ela está apta ou não para a doação”, destacou a coordenadora. “Em caso positivo, fizemos a coleta e o leite passa por todo um processo de pasteurização para que se torne apropriado para os bebês”, finalizou.
“Nós convidamos o Banco de Leite para que eles divulguem o importante trabalho realizado no local. Um espaço para orientação às mães para que elas saibam de que forma podem ajudar e também contribuindo na saúde delas, pois para doação são feitos exames”, frisou o vereador proponente.