Política

Matias renuncia a presidência e encerra “novela” no Legislativo de Maracajá

Enfim chegou ao fim a “Novela” na Câmara de Vereadores de Maracajá, que se arrastava desde dezembro de 2021, quando o até então presidente Matias José Matias – PDT, não cumpriu acordo firmado com vereadores, de renunciar o cargo de presidente, para que o vice Alex Cichela – PSD assumisse, dando oportunidade para que houvesse rodízio no comando do Legislativo municipal.

Em uma sessão extraordinária tranquila, mas cheia de expectativa, nesta quarta-feira (19), Matias iniciou lendo as cartas de renúncia dos vereadores Alex e Valmir Manoel Martins – Pita – PP. Após a leitura das cartas, Matias realizou a eleição dos cargos vagos de 1º e 2º Secretário, já que Rodrigo da Silva, o Rodriguinho que era o 2º Secretário, acabou assumindo a vice-presidência da casa, conforme prevê o regimento Interno.

Na primeira eleição, Rosilane Valério – MDB foi eleita 1ª Secretária, após vencer por 5 a 4 votos, a vereadora Edilane Nicoleite.

Os vereadores votaram desta forma:
Rosilane recebeu os votos dos vereadores Alex, Cristiano Rocha, João Rocha, Rosilane, e Valmir Carradore.
Edilane recebeu os votos dos vereadores Matias, Edilane, Rodrigo da Silva e Valmir Pita.

Na segunda Eleição, ao cargo de 2º Secretário, concorreram Valmir Carradore e Edilane. Mais uma vez o candidato do MDB foi eleito com os mesmos números de votos. Os cinco vereadores que anteriormente tinham votado em Rosilane, mantiveram seus votos a Valmir Carradore.

Com a eleição dos secretários concluída, Matias, acabou renunciando ao cargo de presidente. O vice-presidente Rodrigo Xavier, assume o comando do Legislativo maracajaense este ano.

Com a renúncia de Matias, e a ascensão de Rodriguinho à presidência, Rosilane à vice e Valmir Carradore à 1º Secretário, conforme o regimento interno da câmara, o cargo de 2º Secretário voltou a ficar vago, e deve ser preenchido em uma nova eleição na próxima sessão da Câmara.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo