CPMA de Laguna projeta ano de 2022 com serviços e atendimentos ainda mais qualificados
Mesmo diante dos desafios e dificuldades proporcionados pelo trabalho remoto, a Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) da comarca de Laguna sinaliza como positivo o ano de 2021. De acordo com a assistente social e coordenadora da central, Lenita Vieira Ribeiro, neste ano a CPMA de Laguna pretende dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido. “Buscamos cada vez mais parcerias com os municípios e com as instituições, a fim de prestar cada vez mais um serviço técnico e atendimento de qualidade.”
Atualmente a CPMA de Laguna conta 566 processos ativos, atendendo pessoas em alternativas penais encaminhadas para cumprimento de prestação de serviços à comunidade, medida educativa através de encontros socioeducativos realizados semanalmente de forma online, medida cautelar, suspensão condicional do processo, acordo de não persecução penal e regime aberto. Durante o último ano foram promovidos 297 atendimentos técnicos, 274 contatos com instituições parceiras, 44 atendimentos técnicos aos familiares e 645 contatos telefônicos com pessoas em alternativa penal. Foram recebidos 177 processos da Vara de Execuções Penais da comarca e 106 pessoas encerraram suas penas.
Uma das realizações de 2021 foi o recebimento de um veículo da marca Hyundai, modelo HB20, o que, segundo Lenita, vem melhorando a qualidade dos atendimentos prestados no que diz respeito à realização de visitas domiciliares e institucionais. A CPMA de Laguna atende os municípios de Laguna e Pescaria Brava e conta com duas técnicas assistentes sociais e uma auxiliar técnica administrativa.