A principal forma de contato da criança com o mundo é a visão. Até que elas iniciem na escola, muitos dos problemas visuais que os pequenos possuem acabam passando despercebidos dos familiares. Quando chegam na escola, por precisarem fazer esforço ocular, os distúrbios visuais existentes se manifestam, e a criança acaba não acompanhando as atividades escolares.
Frente ao exposto, o Departamento de Educação Infantil (DEI) da Afasc irá iniciar nos seus 40 Centros de Educação Infantis (CEI) o projeto “Olhar Sensível”, onde as crianças que frequentam os Grupos 3, 4, 5 e 6 das creches passarão por teste de acuidade visual, quando solicitado pela professora, e encaminhado quando necessário para médico oftalmologista. A ação está sendo realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e seu Gilson da Silva, da Juner Joalheiro, que fará a doação dos óculos.
Segundo a coordenadora do DEI, Andreza Dagostim, algumas professoras e membros da equipe do departamento de Saúde, passaram por treinamento para realização do teste. “Cada CEI receberá sua tabela de Optométrica de Snellen para que as crianças sejam avaliadas. Após essa avaliação, será elaborada uma lista, que será encaminhada a Secretaria de Saúde, sendo na sequência a criança encaminhada ao optometrista para uma segunda avaliação minuciosa”, destaca.
O lançamento do projeto contou com a participação do secretário municipal da Saúde, Arleu da Silveira, do representante da Juner Joalheiro, Flávio Spillere e da presidente de honra da Afasc, Adriana Salvaro.