Maio Laranja: Assistência Social de Maracajá e Conselho Tutelar promovem roda de conversa sobre abuso e exploração sexual infantil
Com o objetivo de mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Maracajá, o Departamento de Assistência e Bem-Estar Social, por meio da equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), juntamente com o Conselho Tutelar, promoveram na quarta-feira, dia 18/05, uma ação com as crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Coordenada pela equipe técnica do Cras, a assistente social, Inaiá de Oliveira da Rosa, e a psicóloga, Viviane Lima Darolt, com o auxílio das conselheiras tutelares, Raquel Rute dos Santos, Évelin Farias Silvestre e Adriane Hoerps Stefeneti, foi realizada uma roda de conversa nos dois períodos – manhã e tarde – onde cerca de 50 crianças e adolescentes participaram da ação.
As profissionais realizaram orientações sobre abuso sexual, formas de prevenção, e o que elas precisam fazer caso se sintam ameaçadas ou intimidadas. “Com o auxílio de palitoches, feito pelas conselheiras, foi sinalizado as partes íntimas, detalhando onde não pode ser tocado. Além disso, explicamos a forma de se proteger e os meios de denúncias, que são por meio do Disque 100, 190 Polícia Militar, Conselho Tutelar de Maracajá 3523-1615 e 98833-8792”, detalha.
Ao final do debate a equipe técnica fez alguns questionamentos, para se certificar que as crianças e adolescentes haviam entendido o tema. “Abordamos o assunto de maneira bem didática e de fácil entendimento. Consideramos a ação bem positiva, pois ao serem indagados sobre o tema, todos responderam da maneira correta o que é o abuso sexual e como se proteger”, relatou a psicóloga.
Para marcar a data de enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, as conselheiras tutelares de Maracajá realizaram no início da semana visitas em diversos pontos do município como prefeitura, departamentos da Administração, escolas, Cemasas, Polícia Civil, entre outros locais. “O objetivo foi lembrar as pessoas da campanha de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, e enfatizar a importância do engajamento da sociedade para combater os abusos”, detalharam as conselheiras.