Obadias encaminha requerimentos de Audiência Pública sobre Libras
Sobre o resultado da Audiência Pública, o vereador Obadias Benones encaminhou requerimentos sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O proponente quer saber do chefe do Poder Executivo Municipal: se é possível a criação de um projeto piloto que transforme a Escola Municipal Maria de Lourdes Carneiro em Polo regional para alfabetização em Libras, elaborando projetos em parcerias com escolas públicas dos demais municípios da Amrec; Em caso de resposta positiva, existe a possibilidade da Associação de Surdos de Criciúma ser parte na elaboração do projeto.
Se ainda é possível a inclusão de um intérprete de Libras nos vídeos institucionais da Prefeitura de Criciúma. Se a resposta for positiva, qual o prazo estimado para que os vídeos veiculados na mídia televisiva, ou nas redes sociais, ganhem a participação do intérprete. Ainda se é possível a inclusão, em concursos públicos do Poder Executivo do Município, de prova que busque a contratação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, para que os mesmos trabalhem para o Município.
Benones também questiona o Governo do Estado de Santa Catarina solicitando a possibilidade da troca do intérprete de Libras no vídeo institucional do Detran utilizado para provas para CNH’s de motoristas surdos. Segundo ele, o vídeo atual traz um intérprete com variação linguística usado no Estado de São Paulo, o que dificulta o entendimento da comunidade surda catarinense.
Outros requerimentos solicitam a possibilidade de inclusão de matéria que promova a alfabetização em Libras, no currículo escolar da rede municipal de ensino desde as séries fundamentais. A medida visa a difusão da Libras entre os alunos da rede pública de ensino promovendo a inclusão dos estudantes surdos que frequentam a rede. Em caso de resposta positiva, qual o prazo estimado para o início das aulas.