EducaçãoGeral

Projeto Limpeza dos Mares realiza ações em três pontos de Porto Belo

Cidade Litoral fará as ações será neste sábado (10), em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza

No mês em que se comemora o dia Mundial da Limpeza, o projeto Limpeza dos Mares, como um expoente deste movimento que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo, também integra as ações. No próximo sábado (10), ocorre uma etapa inédita, contemplando três lugares simultaneamente: a praia central de Porto Belo, o Caixa D’Aço e o Rio Perequê, todos no município catarinense.

“Na história do projeto foram recolhidas 123,7 toneladas de resíduos do fundo do mar, encostas, lagos, rios e represas de Santa Catarina. Uma triste marca”, afirma Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Associação Náutica Brasileira (Acatmar), entidade organizadora. A boa notícia é que o trabalho de conscientização tem dado resultado, tanto que, ao voltarmos a regiões onde já ocorreram edições anteriores, temos percebido uma diminuição do volume de descartes indevidos.

O prefeito de Porto Belo, Joel Lucinda, é mergulhador profissional e já participou de outras edições. Para ele, o projeto é fundamental para a proteção dos oceanos e, consequentemente, do meio ambiente em geral. “Também é um importante exercício de conscientização. Quando mergulhamos, temos a ideia da quantidade de lixo que podemos encontrar no mar e seus efeitos maléficos”, destaca.

Segundo Gustavo Petry Custódio, gerente nacional de Marketing do Fort Atacadista, patrocinador e mantenedor do projeto. “É uma região encantadora e muito importante para nós, afinal, já fazemos parte da comunidade há cinco anos, com uma grande unidade e um Centro de Distribuição”, destaca Gustavo. Ainda completa que neste ano, em que o Grupo Pereira comemora 60 anos, queremos estar ainda mais presentes, participando ativamente e engajando os nossos colaboradores.

O Projeto Limpeza dos Mares é uma realização da Acatmar, Mundo Mar, Escola de Mergulho Acquanauta Floripa e conta com o patrocínio mantenedor do Fort Atacadista. Nesta edição tem o apoio da Prefeitura da Prefeitura de Porto Belo, através da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FAMAP), Capitania dos Portos de Santa Catarina, Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina, Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, Rede Laço, Núcleo Especial da Polícia Marítima (NEPOM), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e das empresas Companhia da Praia, Iate Clube Veleiros da Ilha, Medilona, BoatLux, P & P Polímeros, Floripa Eco Sacolas Ecológicas, Sun Tech Protetor Solar, Plastkolor, Atacado Vitória, Morro do Sol Hotel e Eventos, Safety Yachts, Marina Atlântida e Marina Atlântida Jet.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo