Educação

Escola José Giassi realiza passeata com o tema: “O Meio Ambiente pede paz”

De 22 a 30 setembro é celebrado a “Semana da Paz”, uma data que já está estabelecida no calendário escolar da Rede Municipal, cumprindo assim a lei nº 4.355/2002, conforme o calendário escolar.

A Escola José Giassi, localizada no bairro HG na Quarta Linha, realizou na terça-feira (27), uma passeata em alusão a data.
Conforme a diretora Adria Vanusa Corrêa, o tema deste ano foi “O Meio Ambiente pede paz”. A passeata que percorreu as principais ruas do bairro, contou com a participação da Banda da EMEB José Rosso e da Diretoria do Meio Ambiente e de seu mascote. Foi realizada a entrega de panfletos informativos que foram produzidos pelos próprios alunos. A temática, “O Meio Ambiente pede paz”, vem fazer um alerta e conscientizar a comunidade, sobre a importância de preservar e cuidar do meio ambiente”, destaca a diretora.

O chefe do departamento de Educação Ambiental, Eduardo Luzzi Damassini, destaca que ações como essa são importantes para conscientizar a população que precisamos respeitar e cuidar do meio ambiente. “As crianças são peças fundamentais para isso, que é por meio delas que esse ensinamento começa e a mudança dos hábitos dos cidadãos começam a mudar”, frisa Eduardo.

Para ele, as ações e as práticas estão começando agora para num futuro não muito distante aparecerá os resultados dos trabalhos que se iniciaram agora. E envolver a comunidade é fortalecer esse ensinamento porque assim todos abraçam essa ideia. E estamos muito contentes em poder ter participado e feito nossa parte tanto para as crianças quanto para a comunidade. “Uma iniciativa como esta merece parabéns, por promover a sensibilização da comunidade, para as causas ambientais”, comenta.

A diretoria do meio ambiente apresentou o Projeto do Meio Ambiente: “Eu utilizo, tu guardas, ele limpa e nós reciclamos”, que busca sensibilizar a população para a realização de práticas que podem mudar não apenas a nossa comunidade, mas o planeta. Uma gincana municipal foi lançada no mês de julho, para além de trazer diversão aos alunos no processo de aprendizagem, também contribua com meio ecológico na cidade.

A gincana promovida pela Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (DMACRI) e o Fundo do Saneamento Básico (FUNSAB), iniciou a coleta do lixo em 1º de agosto e segue até o 2 de novembro deste ano. Apos o período de coleta e pesagem, o resultado será divulgado no dia 10 de novembro. A vencedora da gincana será a Unidade de Ensino que obtiver a maior pesagem total dos resíduos recicláveis. Como, por exemplo: papelão, papéis, jornais, plásticos, latas, isopor, caixas, metais e vidros entregues dentro do período de realização da gincana.
As premiações serão um parque infantil em formato de avião e uma excursão para o parque temático Beto Carrero World.

De acordo com a diretora de Meio Ambiente, Anequésselen Bitencourt Fortunato, será feito o reaproveitamento de materiais e, consequentemente, a diminuição do consumo de matéria-prima. “Conseguir trabalhar mais o processo de coleta seletiva nas escolas é de extrema importância ao município, porque isso intensifica os nossos projetos de educação ambiental e conscientizar cada vez mais as crianças que são nossos disseminadores de conhecimento. Como resultado, os conhecimentos adquiridos serão passados para as futuras gerações beneficiando cada vez mais o nosso meio ambiente”, frisa ela.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo