A Câmara de Vereadores de Maracajá, aprovou por unanimidade na sessão desta semana, uma moção de apelo ao Secretário de Segurança Pública, Giovani Eduardo Adriano e ao Coronel PM Comandante-Geral da PMSC, Marcelo Pontes, solicitando aumento no efetivo da Polícia Militar do grupamento de Maracajá e apoio para construção de uma sede nova – destacamento.
Segundo a vereadora Edilane Rocha Nicoleite – União Brasil, proponente da moção, a segurança pública é um direito fundamental para segurança e proteção dos cidadãos Maracajaenses, e que tem sido um assunto que causa bastante preocupação no município. “Os índices de criminalidade vêm aumentando cada vez mais, e a sensação de insegurança na percepção do cidadão cresceu vertiginosamente”, alega a vereadora.
Conforme ela, o município conta hoje com apenas oito Policiais Militares, sendo que o número mínimo necessário para garantir patrulhamento 24h, e cobrir os afastamentos previstos e imprevistos definidos por lei é de 10 Policiais Militares.
“O número de efetivo policial militar só diminuiu nos últimos anos, dificultando o trabalho de prevenção das ocorrências e o efetivo trabalho policial dos servidores disponíveis. Atualmente a Polícia Militar encontra-se anexa a Delegacia de Polícia Civil por não possuir sede Própria, sendo este espaço pequeno, incompatível com as necessidades do grupamento, carente de alojamento feminino e outros espaços comuns e necessários ao atendimento da população”, explica Edilane, que afirma existir a sinalização de uma emenda parlamentar estadual no valor de R$ 480 mil e dois terrenos cedidos pela Prefeitura à PMSC.
Edilane frisa que o objetivo da moção é apelar às autoridades, para que o número de efetivo da Polícia Militar do grupamento de Maracajá seja ampliado, e que a construção de uma sede nova para o destacamento se concretize.