Variedades

Desafio de emagrecimento busca estilo de vida saudável sem radicalismo e sem “neura”

“Estamos sempre dispostas a levar saúde para as pessoas, e o desafio foi uma maneira que encontramos. E claro que queremos promover outros desafios sim, sempre aprimorando e trazendo novidades”, comenta Thaise.

Manter uma rotina de hábitos saudáveis, beber água regularmente e praticar exercícios físicos tem sido uma mudança de comportamento de grande parte da população, ainda mais depois da pandemia. O isolamento social levou a um despertar para a saúde e autoestima, e desde então homens e mulheres vêm se desafiando a dar um passo de cada vez na busca de uma rotina menos acelerada e com uma prática de alimentação saudável sem sofrimento.

E para suprir essa demanda de novos adeptos à saúde, a nutricionista Thaise Rosso Francisco Darolt, que atua com atendimento nutricional em emagrecimento e alimentação saudável, realizou um desafio de emagrecimento em parceria com a coach Letícia Borges. Esse é o terceiro grupo que elas coordenam juntas. “Estamos sempre dispostas a levar saúde para as pessoas, e o desafio foi uma maneira que encontramos. E claro que queremos promover outros desafios sim, sempre aprimorando e trazendo novidades”, comenta Thaise.

A ação acontece de modo on-line, com 24 participantes que recebem orientações diárias passadas através de uma rede social onde as inscritas receberão durante os 15 dias de desafios tarefas que as motivaram a sair do comodismo e do sedentarismo. O resultado final depende de quanto cada uma está disposto a se comprometer com o seu objetivo e manter o foco.

“O desafio de 15 dias é o início de uma jornada de emagrecimento para os participantes. Após esse período, a busca por uma rotina mais saudável, deve ser feita por atendimento com a nutricionista, objetivando que o processo de perda de peso, acompanhado de um plano alimentar personalizado conduza o participante a atingir os seus resultados, e sem sofrimento”, destaca Thaise.
Ela explica que atualmente ter hábitos saudáveis, diante da oferta de tantos produtos industrializados e fast food é algo tentador. Thaise esclarece que, sempre deve-se dar um passo de cada vez, pois dizer não a oferta de alimentos prontos não é uma tarefa fácil, mas precisa de foco, para se obter os resultados que se busca.

“Sei que muitos dos meus pacientes têm sua alimentação baseada em alimentos não saudáveis, não porque não saibam, ou porque não queiram, mas devido as rotinas aceleradas de compromissos, optar por algo pronto ou por um disk- isso ou aquilo, acaba sendo a melhor opção. Porém é preciso desacelerar e dar atenção a saúde”, destaca ela.

A nutricionista frisa que a boa alimentação deve ser algo prazeroso, fácil de fazer, com comidas que a pessoa gosta, pois somente desta forma conseguirá atingir seus objetivos. “De nada adianta radicalizar no início, largando isso ou aquilo, todos devem assumir um estilo de vida saudável, e sem neura”, enaltece Thaise.

Ela ressalta que é necessário pensar na saúde com mais carinho, pois, muitas doenças podem ser evitadas com a adesão de uma alimentação saudável. “Existe também a crença que dieta é ruim e restritiva, e não é. Você só precisa de um bom profissional pra orientar. Sabe aquele ditado, se você não tirar tempo pra cuidar da saúde, um dia terá que tirar tempo pra cuidar da doença? E infelizmente isso é real, e mesmo assim muitos não se cuidam”, destaca a nutricionista.

Para ela, ter uma rotina saudável é algo acessível para todos os bolsos, pois a comida de verdade é muito mais barata que um lanche. “Para ter uma boa alimentação você não precisa de alimentos ditos da moda. A alimentação base é arroz, feijão, carnes e ovos, frutas, legumes e verduras. Sem contar o custo benefício, é saúde, e isso não tem preço”, esclarece ela.

Letícia: “Eliminei 35 quilos sem precisar fazer cirurgia”

O histórico de saúde dos familiares de Letícia foi um o fator primordial para que ela decidisse mudar meus hábitos alimentares. Ela que chegou a pesar XX estava com dificuldades de realizar atividades simples como fazer serviços domésticos, e além disso estava com estima baixa.

“Uma das primeiras mudanças foi começar a trabalhar minha mente, devido a inúmeras tentativas de perda de peso, ao longo do tempo percebi que eu perdia peso, uma vez perdi até 10 quilos, porém sempre com pressa para o processo e com o intuito de fazer isso para ir a uma festa que havia sido convidada. Mas, passado o tal evento voltava para os hábitos antigos”, esclarece.

Ela explica que quando parou para analisar esses fatos, foi que entendeu sobre a necessidade de mudar os hábitos, e tomar isso como uma mudança continua, um estilo de vida e os resultados sem tempo determinado para isso.

A partir desse pensamento e objetivo, Leticia começou as mudanças, e uma delas foi diminuir a quantidade de comida no prato, optar por produtos integrais, e aderir a prática de atividades físicas.

“Sair do comodismo não é uma tarefa fácil, minha maior dificuldade foi comer menos, e realmente sair do sedentarismo, praticar atividades físicas. Fazer com que uma rotina virasse hábitos. Hoje faço exercícios todos os dias, ou no mínimo três a quatro vezes na semana, na parte da manhã que é o horário que eu me adaptei melhor, antes de ir trabalhar. A base da mudança pra mim é passar a consumir comida de verdade, arroz, feijão, carne, verduras e saladas”, e conciliar isso com exercícios físicos.

Segundo a coach, para as práticas de exercícios físicos não há uma obrigatoriedade de se frequentar a academia. Cada um pode optar por alguma atividade que goste de fazer. Como por exemplo: uma corrida, caminhada, dança, funcional, bicicleta, uma trilha, e vôlei. Existem inúmeras possibilidades, a ideia é ir testando e ver qual delas realmente se enquadre na sua rotina de exercícios diários.

Leticia passou a usar as redes sociais para comentar sobre sua mudança de vida. Muitas pessoas passaram a conhecer sua história e pedir dicas, perguntas sobre como ela atingiu seus objetivos para eliminar tanto peso.

“E foi através dessa experiência, que nasceu o desafio de emagrecimento. Resolvi convidar a Thaise para uma parceria para realizar desafios de emagrecimento, com o propósito de iniciar uma reeducação alimentar, pois muitas pessoas não sabem por onde começar, o que fazer para alcançar um novo estilo de vida. Estamos bem felizes em poder fazer parte dessa mudança na vida das pessoas”,conclui ela.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo