Oficina “Leitura Criativa” leva aulas de Língua Portuguesa para os participantes da Estação Cidadania
O incentivo à leitura não é uma tarefa fácil. Mesmo buscando livros interessantes, com boa temática, organizar projetos e atividades com as turmas, nem sempre o professor consegue a atenção dos alunos. Buscando reverter esse quadro, a Estação Cidadania em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), por meio do curso de Pedagogia, está desenvolvendo a oficina “Leitura Criativa”.
“Essa experiencia tem estimulado o processo criativo enquanto enriquece e aprofunda o conhecimento sobre as formas de linguagens, desenvolve a autonomia, estabelece relações consigo e com o outro. O pensamento criativo enriquece e motiva as crianças e adolescentes pela forma lúdica aplicada as ações de ensino pedagógicos sobre a leitura, escrita e construção do imaginário, criando um repertório de possibilidades criativas e linguísticas”, comenta a professora da Unesc e doutoranda em Educação, Fernanda Paim.
As aulas acontecem todas as quartas-feiras, a partir das 18 horas, com a participação de crianças e adolescentes cadastrados no espaço.
De acordo com a coordenadora da Estação Cidadania, Maria Lauridia da Silva, o projeto tem sido fundamental para incentivar as crianças e adolescentes a criarem uma rotina de leitura. “Nosso desafio inicial foi formatar essa oficina para o nosso público. Por isso, realizamos uma roda de conversa sobre Educação em espaços não formais. A partir disso, a equipe buscou os itens necessários para desenvolver esse projeto, que tem dado uma cara nova sobre a leitura para nossas crianças e adolescentes”, ressalta.