Economia

Perspectiva turística positiva para 2023

Sombrio apresentou sua nova identidade visual turística e também a Proasul que atua no setor náutico sustentável, que nasceu dentro da AMESC, apresentou seu novo projeto para atender turistas com cicloturismo.

A análise de 2022; a importância de participação dos membros da IGR Caminho dos Canyons; a apresentação da Rota Panorâmica 4 Canyons; perspectivas das Feiras de turismo 2023 e dados do movimento econômico Caminho dos Canyons foram algumas das pautas que mobilizaram a última reunião do ano da Instância de Governança (IGR) Caminho dos Canyons.

A presidente da IGR Caminho dos Canyons, coordenadora de Cultura de Turismo da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), Helen Becker, avalia positivamente a reunião, na qual dos cerca de 70 membros houve a participação de mais de 30 destes, sendo nove gestores públicos e os demais integrantes do trade. “Uma de nossas reflexões foi sobre a importância da leitura das atas do trabalho realizado junto ao Conselho Estadual de Turismo em prol do turismo no extremo sul catarinense e também sobre o engajamento nas reuniões presenciais. Nossa instância tem sido um sucesso com a gestão compartilhada entre setor público e iniciativa privada, alicerçada dentro da AMESC, e pretendemos nos fortalecer ainda mais para 2023”.

Na reunião foi debatido sobre a minuta da PL do Turismo que será entregue ao futuro governador com a posição que possui o Conselho de Turismo sobre a forma correta de trabalhar o turismo catarinense. “Temos cadeira a dois anos dentro do Conselho e defendemos a região e pretendemos manter esta defesa da região Caminho dos Canyons. Estamos sempre reivindicando, trabalhando e discutindo”.

Edgar Tramontin, da Santur, apresentou a plataforma Almanach Santur, que detém todos os dados do movimento econômico do estado. É possível selecionar por região e conhecer dados estatísticos da região, como percentual de hospedagem, empresa destaque e valores médios praticados. “Explanou por videoconferência os dados macroeconômicos da região, e PIB turístico da região, com destaque para o município de Araranguá e de Praia Grande. O PIB turístico dos dois municípios é alto, e também os dados são muito bons para Sombrio em razão de turismo de compras”.

Helen ainda salienta que foi apresentado o primeiro roteiro consolidado de Praia Grande que envolve a comunidade de Churriado: a rota 4 Canyons. “Está na geolocalização dos quatro canyons e é um roteiro feito voluntariamente pelos empresários que são membros da IGR. O prefeito de Praia Grande solicitou aos empresários membros do trade da IGR o projeto para buscar recursos em prol de itens como sinalização, para que o roteiro seja colocado na prateleira e ser comercializado pelos operadores”.

Sombrio apresentou sua nova identidade visual turística e também a Proasul que atua no setor náutico sustentável, que nasceu dentro da AMESC, apresentou seu novo projeto para atender turistas com cicloturismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo