A Unidade de Saúde Vila Beatriz, onde funciona o Pronto Atendimento Médico de Maracajá, das 16 às 22 horas, todos os dias, pode se transformar em uma Unidade Básica de Saúde, como era até os últimos meses de 2016, quando teve suas atividades paralisadas.
Aspiração de famílias que moram na região que mais se desenvolve no município se tornou pauta da Câmara de Vereadores de Maracajá, levantada pela vereadora Edilane Rocha e foi tema de reunião da parlamentar com o prefeito Anibal Brambila, na semana que passou.
“Pode ser um presente às mulheres, no mês dedicado a elas”, resume a vereadora Edilane. Ela tem testemunhado reivindicações neste sentido, já que mora naquela região. “As mulheres têm esta aspiração, pois para atendimento médico de seus filhos e até delas ou dos maridos fica longe”, diz.
A vereadora apurou que Maracajá, por sua população, dentro dos parâmetros do Sistema Único de Saúde (SUS) tem condições para manter três Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), mas mantém apenas uma, o Cemasas, e o pronto atendimento, que se destina apenas a urgências e emergências.
“Minha sugestão foi para que o horário de atendimento na Unidade Básica de Saúde Vila Beatriz seja mantido das 16 às 22 horas, mantendo o atual sistema, mas também oferecendo as outras especialidades, como ocorre no Cemasas, inclusive com farmácia, psicólogo e demais profissionais”, defende.
Edilane Rocha revela que sua proposta foi bem aceita pelo prefeito Anibal Brambila e o novo serviço deve, realmente, ser estendido à população. “Além de ser uma aspiração latente da comunidade, a reabertura da Unidade da Vila Beatriz é compromisso de campanha”, enfatizou a vereadora.
A esperança de Edilane Rocha é que o prefeito de Maracajá anuncie sua decisão, ainda em março, marcando de forma positiva o mês dedicado às mulheres. “Seria um presente muito importante e, principalmente, muito esperado pelas mulheres do nosso município”, finaliza a parlamentar.