Instituições de ensino de Criciúma recebem palestras do Programa Defesa Civil na Escola
Com o objetivo de promover atividades educacionais visando incorporar a prática de proteção e ampliar a resiliência nas comunidades frente a ocorrências de eventos adversos, escolas da rede municipal de ensino de Criciúma começaram a receber ações do Programa Defesa Civil na Escola (PDCE). Realizada pela Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Defesa Civil, a iniciativa beneficiou, até então, estudantes de seis escolas municipais.
Com início no ano de 2022 e prazo de encerramento para 2024, sendo realizado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre prefeitura e instituições de ensino de Criciúma, a inciativa visa atender alunos do 6º e do 7º ano. Ao todo, o PDCE conta com 15 escolas cadastradas em Criciúma. “O programa iniciou no ano anterior. Mas, neste ano, intensificamos com palestras, entrega do material e visitas agendadas pela Defesa Civil de Criciúma”, pontua a colaboradora da Secretaria Municipal de Educação e responsável por coordenar o programa, Rúbia Acordi. Durante o desenvolvimento das palestras, os estudantes recebem materiais pedagógicos com atividades a serem realizadas em sala de aula, com auxílio de professores.
“É fundamental que os nossos alunos e professores tenham acesso a essas informações que, muitas vezes, são deixadas de lado pela sociedade. O Programa Defesa Civil na Escola possibilita uma mudança de comportamento referente à gestão de risco e à gestão de desastres”, acentua o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.
Na opinião da agente da Defesa Civil de Criciúma, Thaissa Lopes de Jesus, o programa tem como propósito a incorporação e a curricularização da temática Proteção e Defesa Civil nas instituições de ensino. “É um programa que visa preparar as crianças, ensinando sobre a prevenção, sobre o meio ambiente e sobre os eventos naturais que mais ocorrem em nosso município. É essencial que elas tenham a percepção de risco para saberem se proteger e estarem preparadas em eventos adversos”, destaca.
O que é o Programa Defesa Civil na Escola?
O Programa Defesa Civil na Escola: em Defesa do Cidadão – Preparando um Futuro Melhor é uma proposta criada pela Defesa Civil de Santa Catarina, visando promover ações que ampliem a resiliência na sociedade frente a ocorrência de eventos adversos. A proposta tem como objetivo geral capacitar estudantes e educadores para atuarem de forma compartilhada e eficaz na gestão de risco de desastres junto à comunidade e à Defesa Civil municipal.
“O programa contribui com a formação integral dos estudantes, por meio de práticas interdisciplinares que permitem desenvolver a cooperação, o protagonismo, a autoria e o conhecimento sobre a gestão de risco e a gestão de desastres, cidadania, meio ambiente e segurança global”, frisa a coordenadora geral da Secretaria Municipal de Educação, Gislene dos Santos Sala.
“É despertar essa vontade, esse interesse além de saber o que é a Defesa Civil, saber o que a Defesa Civil pode fazer, como pode ajudar eles e seus familiares, em caso de qual necessidade chamar a Defesa Civil. Essa questão que a gente desperta para eles, do risco, ela é muito interessante. Então, esse projeto, Defesa Civil na Escola, é um projeto que eu tenho certeza que a gente faz hoje enquanto eles crescem e que eles vão carregar para a vida inteira”, realça o diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes.
Confira o cronograma de palestras do PDCE em Criciúma:
21/08 (segunda-feira)
8h30 às 9h30 – EMEB José Contim Portella
10h às 11h – EMEB Giácomo Búrigo
22/08 (terça-feira)
8h30 às 9h30 – EMEB Filho do Mineiro
10h às 11h – EMEB Marechal Rondon
23/08 (quarta-feira)
8h30 às 9h30 – EMEB Profº. Francisco Skrabski
10h às 11h – EMEB Casemiro Stachurski
24/08 (quinta-feira)
8h30 às 9h30 – EMEB Pe. José Francisco Bertero
10h às 11h – EMEB Profª. Iria Zandomênego de Luca
25/08 (sexta-feira)
8h30 às 9h30 – EMEB Profª. Lili Coelho