Agricultura

Cooperativa Familiar de Produção Agrícola Nova Vida inaugura sede própria no Bairro Quarta Linha

A sede própria da Cooperativa Familiar de Produção Agrícola Nova Vida, foi inaugurada no último sábado (2), com a presença de membros da diretoria, familiares, autoridades municipais e convidados. A nova sede está localizada na Rua Paulo Dalpont, Nº 466 – no bairro Quarta Linha em Criciúma, atrás da Unidade de Saúde.

Conforme o presidente da Cooperativa, José Barzan, a instituição foi fundada no dia 29 de setembro de 2012, no bairro Quarta Linha. “Na época, 12 Famílias da localidade junto com o então gerente de agricultura de Criciúma, Salomão Vieira, definiram os objetivos para a formalização da cooperativa de agricultores”, explica Barzan.

Segundo o presidente, o objetivo era formar uma cooperativa de valores, com ajuda mútua, mas com muita responsabilidade e democraticamente exercer a igualdade e solidariedade entre os agricultores.

“Os Cooperados são ao mesmo tempo donos e usuários. Pois na Cooperativa a relação é baseada no trabalho e não no capital dos sócios”, frisa.

Para ele, a Cooperativa é uma das alternativas e formas mais avançadas de organização de uma sociedade. “Realizamos um sonho. A Construção da sede foi feita com as sobras da própria Cooperativa, sem a necessidade de os sócios precisarem investir no capital. Com essa estrutura vamos conseguir além de ter um espaço muito mais amplo e agradável, gerar economia com os aluguéis”, relata o presidente.

Hoje a cooperativa comercializa aproximadamente mil toneladas, de derivados de leite, produtos cárneos, e toda linha de hortifrutigranjeiros para 17 prefeituras, para merenda escolar, mas os principais produtos vendidos são frutas como a banana, maçã e cítricos, conta Barzan.

Ainda conforme o presidente, a Nova Vida possui 212 associados, mas outras pessoas podem se associar e fortalecer ainda mais a cooperativa. “Em nossa cooperativa não há mensalidade, os produtores só pagam uma taxa de administração sobre os produtos comercializados. A grande maioria dos cooperados são de Criciúma, mas possuímos sócios em outras regiões do Estado Santa Catarina e até do Rio Grande do Sul”, diz.

Barzan explica que para se associar a pessoa precisar ser agricultor(a) produtor(a) pessoa física, e apresentar a Declaração de aptidão ao Pronaf – DAP.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo