Enxadrista criciumense Clara Dias é campeã dos Jogos Escolares Brasileiros de 2024
Com o resultado, atleta se classificou para o evento multiesportivo mundial, ISF Gymnasiade U18, que será disputado em Manama, no Bahrein
A enxadrista criciumense Clara Dias realizou mais um grande feito nesta quinta-feira (23), em Aracaju, no Sergipe. A atleta da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma/ACX se consagrou campeã de xadrez feminino dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) Sub-18 de 2024, com apenas 15 anos. Com o resultado, Clara representará a Seleção Brasileira no evento multiesportivo escolar mundial, ISF Gymnasiade U18 2024, que será disputado entre os dias 23 e 31 de outubro, em Manama, no Bahrein.
A enxadrista obteve cinco vitórias e um empate na competição, que teve como estilo o Ritmo Pensado. “Clara Dias demonstra força e potencial muito grande vencendo uma competição Sub-18 deste nível, com apenas 15 anos. Mais uma vez, ela coloca o município e o xadrez criciumense em evidência no plano internacional. Estamos felizes com essa conquista, que é fruto de muito trabalho e dedicação da atleta”, ressaltou o técnico de xadrez da FME de Criciúma, Claudionor Pirola.
Os JEB’s Sub-18 são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Na competição, a enxadrista criciumense esteve, ainda, representando o Colégio Leme e a Seleção Catarinense de Xadrez, que ficou em terceiro lugar por equipe, no Ritmo Blitz. Na somatória geral dos atletas catarinenses e dos estilos, Santa Catarina ficou com o troféu de segundo lugar.
Clara Dias em 2024
Clara vem tendo um excelente ano de 2024. Em janeiro, ela se destacou nas três competições que disputou (Criciúma Chess Open, Floripa Chess Open e Sampa Chess Open) e subiu excepcionalmente no ranking da Federação Internacional de Xadrez (Fide). Como consequência, a enxadrista alcançou a maior classificação na listagem de 1º de março, entre as atletas brasileiras que ainda não haviam alcançado espaço na Seleção Brasileira, e garantiu a última das cinco vagas para a 45ª Olimpíada Mundial de Xadrez. Ela será a atleta mais nova da delegação brasileira na competição, que será disputada entre os dias 10 e 23 de setembro, em Budapeste, na Hungria.
Em março, a enxadrista criciumense disputou o Campeonato Estadual de Categorias e foi campeã Sub-18 Feminina. Com o título, ela garantiu vaga no Campeonato Brasileiro de Categorias, realizado na última semana, entre os dias 15 e 19 de maio, em Natal, no Rio Grande do Norte, e também foi a campeã geral na categoria Sub-16 Feminino. Com o desempenho, Clara vai representar, ainda em 2024, o Brasil em três campeonatos: Sul-Americano, Panamericano e Mundial.
O Festival Panamericano de Xadrez será disputado em Orlando, nos Estados Unidos, entre os dias 14 e 20 de julho. O Festival Sul-Americano será realizado no Uruguai, entre os dias 1º e 13 de dezembro. Já o Mundial terá duas etapas, sendo a primeira no mês de outubro, em Florianópolis, e a segunda no mês de novembro, na Itália.
“Apesar da pouca idade, a Clara já mostra ser um grande talento de Criciúma. Os resultados dela não vêm por acaso, ela é uma atleta muito dedicada, que está sempre estudando e aprimorando suas qualidades. Mérito, também, para os professores Claudionor Pirola e Gisele Leacina, que souberam identificar e estão cada vez mais lapidando as habilidades dela”, comentou o presidente da FME de Criciúma, Adriano Osellame.