Política

Cacaio e Alex definem plano de governo e relatam sobre o dia a dia na campanha

Dando sequência com a segunda, das três entrevistas políticas em Maracajá, visando a eleição de outubro, esta semana o Folha Regional publica as principais propostas de mais uma coligação.
Este é o segundo bate-papo, antes das eleições municipais, com umas das três chapas majoritárias de Maracajá, Antônio Carlos de Oliveira – Cacaio (PP) e Alex Leandro Cichella (Podemos)
Segundo Cacaio e Alex, esta será uma eleição difícil, do milhão contra o tostão. “Estamos bem confiantes e o apoio vem crescendo a cada dia. Não estamos em uma coligação grande ou com vultuosos recursos financeiros. Mas a experiência de ex-prefeitos, ex-vice-prefeito, ex-vereadores e vereadores, aliado com a renovação e juventude do meu candidato a vice, o Alex, não tenho dúvidas que faremos muito por Maracajá”, disse Cacaio.
Conforme ele, desde os primeiros dias de campanha, as visitas porta a porta foram priorizadas. “Estamos passando de casa em casa. Já visitamos as comunidades de Cedro, Garajuva e Espigão da Toca e estamos concluindo a Vila Beatriz”, revela Cacaio.
O grupo de candidatos a vereadores também não é muito grande, mas a quantidade de lideranças que aderiram a campanha é notável, revela Alex. “Estamos muito felizes com o andamento da campanha. Onde nós passamos estamos encontrando muito apoio. E o que é muito legal, é ouvir as pessoas sugerindo o que a gente pode melhorar tanto na área da saúde, quanto na educação, assistência social, na infraestrutura, segurança e meio ambiente. O interessante é que o povo aponta problemas que muitas vezes passam despercebidos”, conta Alex.
Ainda segundo Cacaio, o plano de governo conta com várias propostas em 11 áreas de atuação. “Vamos fazer um governo popular, ouvindo as pessoas. As propostas do nosso plano são ações estudadas e fundamentadas, mas o que estamos ouvindo das pessoas, com certeza serão incluídos em nossa gestão”, afirma.
Cacaio e Alex alegam que muita coisa precisa ser mudado na administração. “Em nosso plano de governo os itens elencados, basicamente expressam toda a nossa vontade do que fazer na prefeitura a partir de janeiro de 2025. E podemos destacar que vamos passar o auxílio alimentação de R$ 300,00 para R$ 500,00 além de reajustes salariais que hoje eles vem repondo apenas à inflação, e nós vamos
dar um incremento de 50% daquilo que a receita aumentar no ano anterior. Por exemplo, se a receita teve aumento de 10% em 2024, nós em 2025 vamos dar um reajuste de INPC, mais de 5%”, explica Cacaio.
Uma reforma administrativo deverá ser feita, na opinião dos candidatos. “Tem muita gente que hoje trabalha muito e ganha pouco merece ser mais valorizado. Na área de a saúde que pra mim é uma área fundamental, vamos estender o horário do posto de saúde da Vila Beatriz, com atendimento das 7h às 22h.
Sobre o cenário político e as dificuldades nesta eleição, Cacaio e Alex alegam a questão financeira. “Vamos trabalhar bastante para superar as duas chapas. Inclusive uma delas com a maior coligação, com vários partidos. Mas por outro lado, a quantidade de partidos em um só lado, significa fatiar o governo e inchar a máquina para cumprir com as alianças e aí o povo de maracajá que acaba pagando essa conta”, alega Cacaio.
Os candidatos afirmam que esta será uma campanha franciscana. “Não temos recursos financeiros, vamos contar com o apoio dos maracajaenses que confiam em nós e em lideranças como Antenor Rocha – o Tata com três mandatos de prefeito, o Everaldinho, que foi duas vezes vice-prefeito, com ex-vereadores como Alaênio, Garajuva, Geraldo, Mazzo, além de Dorivaldo Costa e o Clayton Costa, entre outros que eu possa estar esquecendo neste momento”, frisa Cacaio.
Plano de Governo
(Principais ações)

  1. Administração e Finanças
    • Gestão Transparente: Criar um portal de transparência acessível, no qual a população possa acompanhar o uso dos recursos públicos e a execução de projetos.
    • Participação Popular: Estabelecer mecanismos de participação cidadã na elaboração do orçamento, permitindo que a comunidade ajude a definir prioridades.
    • Manutenção da Apae: Atualizar o valor do Convênio para manutenção da Apae de Maracajá tomando como base o repasse de 2020, já que na atual administração o repasse se reduziu e não retomou ao patamar daquele ano.

    2. Saúde

      • Ampliação de Serviços: Investir na melhoria das unidades de saúde e reabrir unidade de Saúde da Vila Beatriz, além de oferecer especialidades médicas através de parcerias.
      • Telessaúde para Todos: Implementar serviços de teleconsulta para especialidades médicas, facilitando o acesso remoto e reduzindo o tempo de espera para atendimento especializado.
      • Saúde nos Bairros: Organizar eventos itinerantes de saúde nos bairros, para promover a prevenção e a promoção da saúde para toda a comunidade.
      • Sorriso para Todos: Expandir o fornecimento de próteses dentárias para moradores em situação de vulnerabilidade social, em colaboração com o governo federal, e incluir novos procedimentos conforme a necessidade.
      • Bem-estar Animal: Implantação de um grupo de trabalho dedicado a conscientização para saúde animal, como vacinação, castração, atendimento veterinário básico e emergencial para reduzir a população de animais de rua e melhorar a saúde animal no município.

      3. Bem-Estar Social

        • Proteção às Famílias Vulneráveis: Implementar programas de assistência social que atendam às necessidades das famílias em situação de vulnerabilidade, com foco em emprego, renda e educação.
        • Apoio à Infância e Juventude: Criar programas que ofereçam suporte psicossocial, atividades educativas e esportivas para crianças e jovens.
        • Centro de Convivência Diária: Abrigar idosos que não tenham acompanhamento familiar durante o dia, mantendo atividades de lazer, cultura e acompanhamento médico.
        • Moradia para Todos: Em parceria com os governos do Estado e Federal construir casas populares para famílias em vulnerabilidade social.

        4. Esporte

          • Incentivo à Prática Esportiva: Construir e manter espaços para a prática de esportes, promovendo torneios e competições para todas as idades.
          • Destaque Regional: Dar condições para que atletas e equipes maracajaenses, nas diversas modalidades, participem de competições regionais e estaduais resgatando o município como referência esportiva.

          5. Cultura

            • Valorização das Tradições Locais: Promover a cultura local através de festivais, eventos e programas que incentivem a produção artística e a preservação do patrimônio cultural.
            • Incentivo aos Artistas Locais: Apoiar artistas e grupos culturais, oferecendo espaços e recursos para a produção e apresentação de suas obras.
            • Festa do Colono: Reoxigenar a Festa do Colono como um evento voltado às famílias agricultoras e a cultura e história dos colonizadores do município, com preços acessíveis a todos.

            6. Obras e Infraestrutura

              • Saneamento Básico: Ampliar o acesso ao saneamento básico, com foco na universalização do tratamento de esgoto e abastecimento de água potável.
              • Iluminação Pública: Modernizar e expandir a iluminação pública, priorizando áreas de risco e vias de grande circulação.
              • Ciclovias da Integração: dotar Maracajá de ciclovias que liguem as comunidades e integre a elas o Parque Ecológico, valorizando o turismo local.
              • Plano de Arborização: Devolver a arborização à Avenida Nossa Senhora da Conceição e incentivar o plantio de árvores frutíferas e ornamentais nas calçadas em frente às residências.
              • Pavimentação para Todos: Pavimentar, pelo menos, dois quilômetros em cada comunidade do município até o final da administração.

              7. Agricultura

                • Incentivo à Agricultura Familiar: Oferecer assistência técnica e financeira aos pequenos agricultores, promovendo a diversificação de culturas e práticas sustentáveis.
                • Comercialização de Produtos Locais: Apoiar a criação de feiras e mercados de produtores locais, facilitando o acesso da população a alimentos frescos e saudáveis.
                • Hora/máquina a Preço de Custo para Todos: Oferecer serviços de máquinas e equipamentos da Frota Agrícola Municipal e materiais de revestimentos de vias de acesso às propriedades a preços de custo.
                • Veterinário para Todos: Retomada dos serviços de veterinário sem custos às famílias agricultoras e Serviço de Inspeção Municipal Animal para abatedouros e pequenos produtores rurais.

                8. Educação

                  • Qualidade na Educação: Investir na formação continuada dos professores e na melhoria da infraestrutura escolar, criando ambientes de ensino mais adequados. Valorizar os profissionais de educação, revendo o Plano de Cargos e Salários do Magistério e cumprir integralmente o Piso Nacional do Magistério, inclusive na carreira.
                  • Educação Integral: Implantar a educação em tempo integral, oferecendo atividades extracurriculares que complementem a formação dos alunos.

                  9. Turismo

                    • Turismo Religioso: Incentivar e promover o turismo religioso, criando alternativas de novos roteiros, proporcionando oportunidade de negócios para hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.
                    • Parque Ecológico para Todos: Retomar o Parque Ecológico Municipal Prefeito Tomaz Pedro da Rocha como referência para turismo e educação ambiental da região Sul de Santa Catarina.

                    10. Meio Ambiente

                      • Conservação de Áreas Verdes: Preservar e ampliar as áreas de proteção ambiental, garantindo a conservação da biodiversidade local.
                      • Educação Ambiental: Implementar programas de conscientização sobre a importância da preservação ambiental, envolvendo escolas e a comunidade.
                      • Gestão de Resíduos: Melhorar a coleta seletiva e implementar programas de reciclagem, incentivando a redução, reutilização e reciclagem de resíduos.
                      • Licença Ambiental para Todos: Viabilizar a criação de estrutura administrativa adequada para proporcionar suporte aos empreendedores e agricultores na liberação de licenças ambientais.

                      11. Segurança Pública

                        • Policiamento Comunitário: Fortalecer a parceria entre a polícia e a comunidade, promovendo a segurança através de ações preventivas e educativas.
                        • Tecnologia e Segurança: Ampliar e modernizar o sistema de monitoramento por câmeras em áreas estratégicas, aumentando a vigilância e a resposta rápida a crimes.
                        • Apoio às Vítimas: Criar centros de apoio às vítimas de violência, oferecendo suporte psicológico, jurídico e social.
                        • Segurança para Todos: Incentivar e instrumentalizar as já instaladas “Redes de Vizinhos” e estender o Programa para todas as comunidades, fazendo segurança por todos, para todos.
                        • Rondas para Todos: Garantir condições para que a Polícia Militar amplie e fortaleça as rondas policiais em todas as comunidades do município.

                        Artigos relacionados

                        Botão Voltar ao topo