Ademir e Nega apresentam plano para reforçar a segurança com criação de Guarda Municipal em Cocal do Sul
Em reunião com a população, os candidatos trouxeram representantes de outras guardas municipais para discutir a viabilidade do projeto e esclarecer dúvidas.
Na noite desta quinta-feira (26), a segurança pública e a criação de uma Guarda Municipal em Cocal do Sul foram os principais temas de uma reunião promovida pelos candidatos Ademir Magagnin e Nega Cittadin. O encontro ocorreu no Centro Comunitário do bairro Boa Vista, reunindo candidatos a vereadores e a população local.
O principal destaque do Plano de Governo dos candidatos, no que diz respeito à segurança, é a implantação da Guarda Municipal. Esse projeto visa oferecer policiamento ostensivo, preventivo e uniformizado, com o objetivo de proteger a população, os bens, serviços e as instalações do município. Para demonstrar a viabilidade do projeto, Ademir e Nega trouxeram representantes da guarda municipal de Capivari de Baixo, da Defesa Civil de Criciúma e do Sindicato Estadual dos Guardas Municipais de Santa Catarina.
Durante a reunião, os convidados esclareceram dúvidas e explicaram a importância de uma Guarda Municipal para cidades de pequeno porte como Cocal do Sul. Segundo o diretor da Guarda Municipal de Capivari de Baixo, GM Pereira, uma guarda municipal contribui significativamente para a segurança, ao somar forças com a Polícia Militar e outras entidades. Um efetivo bem capacitado poderia atuar de forma preventiva e estratégica em áreas sensíveis do município, como escolas, eventos comunitários e segurança em geral. “Com uma equipe de 25 guardas, Cocal do Sul terá uma equipe completa para fornecer segurança dentro do município”, afirmou Pereira.
Uma dúvida esclarecida pelos convidados foi sobre a atuação da Guarda Municipal, que, seguindo a Lei Federal 13.022, possui 18 atribuições definidas. “Conforme explicou o GM Pereira, o prefeito não precisa delegar todas elas. Algumas, como a fiscalização de trânsito e a segurança, podem ser distribuídas de acordo com as necessidades do município. Podemos adotar um modelo semelhante ao de Balneário Camboriú, onde a Guarda Municipal foca em fortalecer a segurança, garantindo a atuação estratégica na proteção da nossa comunidade”, explicou Magagnin.
Além disso, foi debatida a possibilidade de a Guarda Municipal ser armada, com base na legislação atual, que permite o porte de armas para guardas, mesmo em cidades com menos de 50 mil habitantes, como já acontece em Capivari de Baixo. “De casa em casa, estamos ouvindo os anseios da população, e a criação da Guarda Municipal vem ao encontro de uma súplica dos moradores que clamam por mais segurança. Sabemos que a Polícia Militar faz um excelente trabalho, mas com o baixo efetivo policial, fica difícil cobrir todo o município”, pontuou Nega.
Outros projetos para a segurança pública de Ademir e Nega
Além da Guarda Municipal, outras ações são destacadas no plano de governo de Ademir e Nega. Entre os projetos estão:
- Reativar o programa “Segurança para Todos”, com investimentos na instalação de câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade, em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Municipal de Segurança Pública e outras entidades.
- Ampliar o efetivo da Polícia Militar em conjunto com a Secretaria de Estado da Segurança Pública.
- Trabalhar para a construção de uma nova sede da Polícia Civil.
- Fortalecer o Conselho Municipal de Segurança Pública.
- Implantar o Programa de Orientação e Cuidados de Segurança para a população.
- Expandir o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
- Ampliar o projeto de Identificação Residencial no interior do município para todas as rodovias municipais, regulamentando-o por lei.