Geral

36ª Sessão Ordinária: confira o que foi assunto na Tribuna Legislativa em Cocal do Sul

Na noite desta terça-feira (15), a 36ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cocal do Sul reuniu vereadores para discutir temas de relevância local. Cinco dos nove vereadores aproveitaram o espaço da tribuna para abordar assuntos variados. Entre os destaques, homenagens aos professores pelo Dia Nacional da categoria. Também foram levantadas críticas a posturas desrespeitosas em redes sociais. Além disso, os vereadores destacaram a necessidade de união no município, independentemente de diferenças partidárias, visando o bem-estar da população; destacaram obras, avanços e necessidades de Cocal do Sul. 

Marcel homenageia docentes e pede atenção a problemas estruturais no município e repasse de emendas

Durante a sessão da Câmara Municipal de Cocal do Sul, realizada na terça-feira (15), o vereador Marcel Freitas (PSD) iniciou sua fala parabenizando os professores pelo seu dia. Ele destacou a importância da classe docente, utilizando uma frase de homenagem: “Vocês são arquitetos do futuro, moldando mentes e inspirando sonhos. A educação transforma vidas. E os professores são os grandes responsáveis por essa mudança.” Marcel também citou Paulo Freire, afirmando que “ninguém sabe tudo, todos nós sabemos alguma coisa, todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre.”

Ainda em sua fala, o vereador lamentou a perda da professora Taiara Silveira, sepultada nesta terça-feira, deixando um legado de dedicação à educação. Marcel estendeu suas condolências à família e destacou que, embora o Dia dos Professores seja uma data para celebrar, o município não pôde comemorar de forma plena devido ao luto pela perda da jovem educadora.

Na sequência, o vereador trouxe à tona um pedido da comunidade do Rio Galo, em relação a uma parada de ônibus desativada. Ele relatou ter recebido vídeos e fotos de moradores que utilizam a estrutura em dias de chuva, mesmo estando fora de uso. Marcel enfatizou que a situação precisa ser resolvida e que, se a parada está desativada, deve ser retirada do local. “O pedido de melhorias que a gente traz aqui é para que o Executivo possa avaliar a situação”, afirmou, reforçando a demanda dos moradores.

Por fim, Marcel voltou a cobrar o repasse das emendas impositivas às associações, destacando que o período eleitoral não deveria ter impedido a liberação desses recursos. Ele lembrou que o atual prefeito, enquanto vereador, foi um dos responsáveis pelo projeto das emendas impositivas, e agora tem a oportunidade de executar o repasse. “Então faço aqui um pedido, para que se pense, nesses dois meses e meio que tem, ao menos pague as emendas impositivas deste ano. Isso é muito importante para as entidades”, concluiu.

Chicão celebra Dia dos Professores e agradece melhorias no Vila Nova

Na sessão desta terça-feira (15), o vereador Valdnei da Silva, o Chicão (PL), iniciou sua fala parabenizando os professores em comemoração ao Dia dos Professores. Ele destacou a importância da classe docente para a formação de todas as outras profissões, mencionando que os professores são responsáveis por educar desde vereadores até o Presidente da República. “Uma classe que nos guia lá na infância e às vezes traz a gente aqui como vereadores, eles que nos ensinam, ensinam engenheiro, eles que ensinam Presidente da República”, disse. Chicão também reforçou o respeito que os professores merecem e parabenizou a todos do município, estado e país, mencionando os colegas vereadores professores, Nega e Marcelo.

Em seguida, o vereador direcionou sua fala para um agradecimento ao prefeito Erik e ao secretário de obras pela limpeza e melhorias realizadas no centro comunitário e na igreja do bairro Vila Nova. Ele destacou que o trabalho realizado melhorou bastante a aparência do local, mas mencionou que a chuva após as eleições causou alguns problemas. “Levemos azar aí que choveu depois da eleição e a terra desceu quase tudo. Se passar lá tem bastante buraco, então tem que ajeitar novamente ali”, relatou o vereador, enfatizando que será necessário realizar ajustes.

Chicão finalizou sua fala expressando sua gratidão pelo trabalho feito e reafirmou o compromisso do prefeito com o bairro. Ele destacou que, apesar dos contratempos, o resultado geral foi positivo. “O Erik aí, que fez todo o trabalho, quem passa lá, ficou bem bonito, com a quadra polivalente, com a igreja, com a parte do Centro Comunitário, lindo.” O vereador encerrou sua fala reiterando o agradecimento ao prefeito Erik Zeferino pelas melhorias no bairro.

Barroso se despede da Câmara Municipal com gratidão e apelo à união

Na tribuna desta terça-feira (15), o vereador José Ricardo de Aguiar, o Barroso (PP), fez um discurso de despedida, marcando sua última participação na Câmara Municipal de Cocal do Sul. Ele iniciou sua fala agradecendo a todos os envolvidos em sua trajetória política, destacando o acolhimento que recebeu. “Queria agradecer aqui desde o presidente desta casa até o seu Borges, advogados, assessores da Câmara, os nove vereadores, pelo acolhimento que me deram aqui nessa casa, um pouco mais inexperiente, mas aprendendo sempre um pouco mais.”

Barroso também agradeceu à vereadora Maria Luiza, que possibilitou sua participação ao ceder espaço, e ao suplente Pedrinho. Ele ressaltou sua satisfação em encerrar o mandato de cabeça erguida, afirmando que fez o possível em seu tempo na Casa. “Eu vou sair de cabeça erguida, porque eu tentei fazer o máximo possível.” Ele também fez um apelo para que as indicações que apresentou continuem a ser acompanhadas pelos vereadores que permanecem, afirmando que algumas delas são de grande importância para a cidade.

Em sua fala, Barroso incentivou os colegas a continuar trabalhando pelo bem de Cocal do Sul, pedindo que foquem no município em vez de em diferenças políticas. “Aqueles que estão chegando, que chegam para trabalhar, trabalhar por uma sigla só, o município de Cocal do Sul. Vamos esquecer um pouco, né, aqui dentro dessa casa, e vamos trabalhar para o município.”

Ele enfatizou a importância da união entre o legislativo, o executivo e a população para o desenvolvimento da cidade. Ao finalizar sua fala, o vereador expressou sua gratidão por Cocal do Sul, onde nasceu, constituiu sua família e desenvolveu sua empresa. Ele reafirmou seu compromisso de continuar apoiando o crescimento da cidade mesmo fora da Câmara, cobrando e fiscalizando como cidadão. “Quem sabe daqui quatro anos, se assim o Homem lá em cima permitir, a gente tá de volta aqui.”

Toco destaca a importância dos professores e mostra avanço de grandes obras no município

Na sessão da Câmara desta terça-feira (15), o vereador Vicervanio Bez Fontana, o Toco (MDB) iniciou sua fala parabenizando todos os professores do município. Ele destacou a importância da classe e a necessidade de maior reconhecimento. Segundo ele, muitos pais confundem o papel do professor, afirmando que “o professor vai para o colégio não é para educar nossos filhos. O professor vai para o colégio para ensinar nossos filhos a progredir na vida”. Ele compartilhou uma experiência pessoal em que foi chamado à escola quando seu filho não quis entregar o celular nem tirar o boné. Ao apoiar a diretora e o professor, ele enfatizou que “se vários pais fizessem o que eu fiz, eu acho que muitos problemas se evitariam dentro da sala de aula”. Ele reforçou a importância da educação vinda de casa e não apenas da escola, onde os filhos devem adquirir conhecimento para se tornarem pessoas melhores.

Toco também fez questão de elogiar o vereador Barroso, destacando sua contribuição ao esporte em Cocal do Sul. “Tu faz sim um bom trabalho pra nossa comunidade do Cocal do Sul”, disse. E mencionou o impacto positivo de Barroso nos projetos esportivos da cidade, especialmente com crianças.

O vereador também falou sobre eleições, criticando a obrigatoriedade de se filiar a um partido, embora reconheça que este é o sistema atual. Ele lembrou que as eleições acabaram com uns vitoriosos e outros não. “Eu não consegui alcançar meu objetivo com o prefeito, mas nesses quatro anos que eu estive junto com o prefeito Fernando, eu aprendi muito com ele”, afirmou.

Vicervanio destacou duas obras que, em sua opinião, serão lembradas para sempre pelos moradores de Cocal do Sul: o 24 Horas e a construção do Corpo de Bombeiros. Ele afirmou que o prefeito Fernando teve a coragem de iniciar essas obras, algo que outros prefeitos não fizeram. “São duas obras que vão marcar Cocal do Sul pro resto da vida que é a saúde e o bombeiro”, enfatizou.

Por fim, mencionou que tem acompanhado o andamento das obras do Corpo de Bombeiros, que já estão na fase de construção da segunda laje, além das melhorias no ginásio da Arena Multiuso, que está passando por pintura. Ele parabenizou o prefeito Erik, atual responsável pela continuidade dessas obras.

Gilson compartilha agradecimentos e críticas em seu discurso de retorno à Câmara

Na tribuna da Câmara de Vereadores nesta terça-feira (15), o vereador Gilson Clemes (PL) iniciou agradecendo pela sua volta após 45 dias afastado. Ele mencionou brevemente a sua eleição, agradecendo os 438 votos de confiança, e comentou sobre os desafios enfrentados dentro do próprio bairro. “Dentro do meu próprio partido tinha pessoas que queriam, segundo as palavras, me destruir no bairro”, destacou. 

Clemes criticou duramente aqueles que considera prejudiciais ao partido, referindo-se a eles como “ratos de esgoto” e afirmou que essas pessoas serão removidas para o bem do partido. “A pessoa que eu estou falando sabe quem é, sabe que não merecia estar nesse partido”, disse o vereador, reforçando que o objetivo é seguir buscando recursos para a cidade. Ele destacou que, juntamente com outros membros do PL, já foram conquistados mais de 5 milhões de reais em recursos e a meta é alcançar 10 milhões até o fim do mandato.

O vereador também aproveitou o espaço para parabenizar os colegas eleitos, desejando boas-vindas aos novos integrantes da Câmara e ressaltando a importância da união, “independente de sigla partidária, em prol da cidade”. Para Clemes, o foco agora deve ser o bem-estar da população de Cocal do Sul.

Outro ponto abordado foi a gestão estadual, quando o vereador elogiou o governador Jorginho Mello por sua postura em não aceitar a cobrança do DPVAT com o ICMS no estado. “O Jorginho matou no peito e disse, nós não vamos cobrar o DPVAT aqui”, declarou, afirmando que essa decisão demonstra o respeito do governador pela população catarinense.

Por fim, o vereador expressou seu repúdio a comentários feitos nas redes sociais após as eleições, que sugeriam que os perdedores deveriam deixar o município e administrar a cidade que adotaram, fazendo referência a cidade gaúcha adotada pelo município após a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. Ele classificou tais atitudes como “nojentas” e “escrotas”, e criticou a falta de compaixão por parte dessas pessoas, especialmente em um momento em que o estado vizinho enfrenta a devastação causada por enchentes. Clemes reafirmou seu apoio às ações de solidariedade e à adoção da cidade gaúcha afetada pela tragédia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo