Geral

Outubro Rosa: aproximadamente 2 mil mulheres participam do Dia D em Criciúma

Ampliação do horário de atendimento gerou um saldo positivo de exames e orientações ao público feminino

O “dia D” da campanha Outubro Rosa, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde no último sábado (19), resultou no atendimento de aproximadamente 2 mil mulheres nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Criciúma. De acordo com Eliane Salib, gerente de Atenção Primária em Saúde do município, a ação superou as expectativas. Foram contabilizados 1,4 mil exames preventivos e cerca de 800 requerimentos de mamografias. 

“O dia D da campanha foi bem produtivo, com bastante movimento em todas as unidades. Foram realizadas orientações às mulheres e preventivos, além de outras solicitações de exames, como a mamografia e testes rápidos. Lembramos sempre que o foco do SUS é a prevenção; se a gente faz a prevenção, evitamosa doença no futuro. Essa ação é importante para poder diagnosticar precocemente”, enfatiza osecretário municipal de saúde, Deivid Freitas.

A campanha deste ano busca reforçar a importância do cuidado integral com a saúde das mulheres e a detecção precoce de problemas mamários e uterinos. O foco da iniciativa é ampliar o acesso às informações sobre a saúde feminina e estimular a realização de exames diagnósticos, com o objetivo de diminuir a mortalidade decorrente do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Na maioria dos casos, estas neoplasias são preveníveis e possuem altas chances de cura, se diagnosticadas no início.

Os atendimentos para consultas de enfermagem, coletas de exame citopatológico (preventivo) e solicitação de mamografia continuam sendo realizadas nas UBSs, mediante a agendamento. 

Agendamento de palestras

Uma das iniciativas elaboradas pelo município no decorrer do mês de outubro é a realização de palestras em empresas, com o intuito de levar orientações ao público sobre a saúde feminina. As instituições interessadas em agendar palestras podem entrar em contato com o Centro de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (CESMCA) pelo número (48) 3403-7414.

Cor rosa como alerta para a população

Ao longo do mês, o uso da cor rosa na iluminação de símbolos importantes do município, como o Paço Municipal, o Mirante Realdo Santos Guglielmi e os parques municipais, servem como um lembrete à população feminina sobre a relevância docuidado com a saúde e bem-estar para melhorar a qualidade de vida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo