Geral

Coonafor recebe declaração de utilidade pública em Forquilhinha

A cooperativa contribui no desenvolvimento sustentável das famílias rurais.

A Cooperativa de Produção Agroindustrial dos Agricultores Familiares de Forquilhinha (Coonafor) recebeu a declaração de utilidade pública municipal. Os vereadores aprovaram o projeto de lei PL nº 12/2024, na segunda-feira, dia 18, que reconhece o relevante trabalho realizado pela Coonafor na promoção do desenvolvimento sustentável das famílias rurais.

A Coonafor possui 114 sócios agricultores de Forquilhinha e demais municípios trabalhando na produção, beneficiamento, industrialização e comercialização dos produtos originados de propriedades familiares. Atividades que promovem o desenvolvimento e a valorização socioeconômica no espaço rural.

“Nossa cooperativa é um viés de oportunidades em 16 anos de história. Somos exemplar na transparência, seriedade e pagamentos em dia. Isso é um orgulho ao município, agradecemos a todos que ajudam a tornar a Coonafor cada vez mais forte”, disse o presidente da Cooperativa, Helieder Damiani.

O projeto legislativo foi assinado por todos os vereadores. “É um gesto importante que essa Casa faz, fazendo com que a Coonafor possa firmar mais parcerias com o município e outros lugares”, comenta Marcos Rocha Macedo (PDT). “A Coonafor é referência e merece ser valorizada, ficamos felizes em ajudar com a aprovação do projeto”, acrescenta Felipe Dordete (PP).

Consciência Negra

A pedagoga e assistente social, Solana Vaz Franco, e o mestrando em direito, Sergio Vitorio, participam do grupo de estudos do movimento negro da Unesc. Eles utilizaram o espaço da tribuna na Câmara de Vereadores para destacar a importância do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, e ressaltaram que a lembrança, valorização e respeito devem acontecer todos os dias.

Eles também pediram o apoio dos vereadores para que o município de Forquilhinha coloque em prática a Lei nº 10639, sancionada em 2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para tornar obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas.

Retorno

O vereador Marcos Rocha Macedo (PDT) voltou à Câmara de Forquilhinha, após o período de licença para exercer função na Secretaria de Governo na Prefeitura.  

Indicações

Duas indicações também foram aprovadas pelos vereadores. O Dinho Rampinelli (PL), por meio da indicação nº 108/2024, quer uma operação tapa buraco em todas as ruas do bairro Cidade Alta. E o vereador Adenor Pola (PSDB) apresentou a indicação nº 109/2024, solicitando a construção de uma nova unidade básica de saúde na comunidade de Sanga do Café.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo