Geral

Oficinas interativas se tornam atração para férias no Parque Astronômico de Criciúma

Programação especial traz também sessões extras no planetário

Oportunidade única de embarcar em uma jornada pelo universo. A Administração Municipal, por meio do Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², segue com a programação especial, gratuita, de férias. As inscrições para as oficinas interativas segue abertas para as próximas três atividades lúdicas. Voltadas para o público infantojuvenil, elas prometem trazer uma experiência imersiva e educativa, despertando a curiosidade científica em momentos como a construção do telescópio à confecção de um modelo fóssil em gesso.

Conforme a coordenadora do Parque Astronômico, Emanoela Ceron, o objetivo destas oficinas temáticas é proporcionar aos visitantes um contanto ainda mais educativo e interativo sobre os conceitos introdutórios de Astronomia. “Para isso, as atividades serão divididas entre teoria e prática, permitindo que os participantes, além de aprenderem os conceitos, possam aplicá-los por meio de atividades lúdicas, onde, nas próximas oficinas do Parque Astronômico, os participantes terão a oportunidade de explorar temas como a história dos telescópios, a formação da Terra e os processos de fossilização, além de construir seus próprios telescópios e fósseis em gesso”, afirma.

Além destas atividades, a coordenadora comunica que haverá uma sessão no Planetário com o filme Questão da Vida e ações interativas como a observação de planetas no Stellarium e a criação de planetas e personagens fictícios com materiais simples. “O filme se trata sobre a origem e a diversidade da vida na Terra, e sobre a possibilidade de vida em outros planetas a partir do que a pesquisa espacial aponta”, conta.

Exploração iniciada: o impacto da primeira oficina no Parque Astronômico

A primeira oficina lecionada foi sobre as constelações, ministrada pela orientadora pedagógica do Parque Astronômico, Vanessa Medeiros. Nela, as crianças foram convidadas a conhecer e costurar algumas constelações, que após terminado a obra, a professora emoldurou e presentou as crianças com o trabalho. Em seguida da aula prática, os jovens foram levados para uma sessão no planetário, usando o aplicativo Stellarium, para explorar o céu de forma interativa.

“As crianças que participam da primeira oficina eram muito comunicativas e realizaram várias intervenções e falas durante o primeiro momento”, pontua Vanessa. Segundo a orientadora, o trabalho de costura foi algo que surpreendeu os participantes, visto que nunca haviam tido contato com essa atividade. “Mas elas não desanimaram, se desafiaram e realizaram lindos trabalhos”, relata. A ministrante ainda revela que o momento que elas mais gostaram foram das atividades práticas, que inicialmente foi um jogo para identificar as constelações.

“O feedback das crianças foi extremamente positivo, visto que alguns anunciaram o seu interesse de participar das demais oficinas oferecidas. Os pais quando vieram buscar seus filhos já tiraram algumas dúvidas sobre as próximas”, informa a coordenadora.

Telescópiosestrelas e muito mais: oficinas que levam o público ao infinito

A oficina “Construção de Telescópio com Materiais Acessíveis”, acontecerá no dia 22 de janeiro e será voltada para jovens de 10 a 14 anos, das 13h30 às 15h30, com o ministrante Fernando Lodetti da Silva. A oficina será dividida em três momentos: no primeiro, será feita uma contextualização histórica sobre os telescópios, explorando sua evolução ao longo do tempo. Em seguida, os participantes passarão para a produção orientada de um telescópio funcional, utilizando materiais acessíveis, com a orientação do facilitador. No terceiro momento, os telescópios serão testados em uma atividade prática. Após a construção do aparelho, os participantes poderão levar o trabalho para casa como uma recordação dos seus esforços. É importante que os participantes tragam uma garrafa PET vazia de 2l, 2,5l ou 3,3l. O restante dos materiais será fornecido pelo Parque Astronômico. As vagas são limitadas a 10 participantes, garantindo um atendimento dinâmico.

No dia 29 de janeiro, o público terá a oportunidade de participar da oficina “Conhecendo o Planeta Terra através das Rochas”, destinada a crianças de 8 a 12 anos, das 13h30 às 15h30, com a ministrante Amanda Lúcio Savi. A oficina terá cinco momentos educativos e interativos: o primeiro será uma aula sobre a formação do Planeta Terra, os tipos de rochas e o processo de fossilização. No segundo momento, os participantes serão levados a observar amostras de rochas e fósseis do acervo do parque. O terceiro momento será dedicado à confecção de um modelo fóssil em gesso, enquanto o quarto consiste na construção de uma linha do tempo mostrando a evolução da vida na Terra. Para finalizar, os participantes assistirão a uma sessão no planetário com o filme “Questão da Vida”Todos os materiais serão fornecidos pelo Parque Astronômico, e as vagas são limitadas a 10 participantes

Por último, no dia 5 de fevereiro, a ministrante Denize Souza Ribeiro Miguel apresentará a oficina “O Pequeno Príncipe e os Mundos da Imaginação”. Dentre contação de histórias com interação visual utilizando imagens e slides à observação de planetas no Stellarium com diálogo sobre suas características, as crianças dentre 8 a 12 anos terão a chance de usufruir um momento especial, alinhando as brincadeiras com o conhecimento científico. Além disso, a aula que seguirá das 13h30 às 15h30 também trará a construção de planetas com bolas de isopor e massinha, além da criação de personagens fictícios. Assim como nas outras oficinas as vagas seguem sendo limitadas a 10 participantes, para fornecer um atendimento mais qualificado e personalizado aos participantes.

Descobrindo universosessõeextras no planetário fornecem uma viagem inesquecível

Com o propósito de oferecer uma experiência repleta de conhecimento, descobertas e lazer, os interessados em se aventurar pelos cosmos terão a chance de participar de sessões extras, com isenção para estudantes, professores, idosos e crianças menores de 6 anos. Para os demais participantes, o valor de entrada será de R$10.

A coordenadora anuncia que além dos horários normais de quinta-feira a domingo, com sessões do planetário às 15h, 17h e 19h e observação no telescópio das 20h às 21h, o público poderá assistir as sessões extras de segunda a quarta, às 10h e às 15h. Nesses momentos, os visitantes terão a oportunidade de assistir alguns filmes como por exemplo: “Sol, nossa estrela viva”; “Questão da vida”; “Exoplanetas”; “De volta à Lua”; “Formas espaciais”; “O Universo tem o que”; e “Relógios celestes”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo