Geral

Gestores de convênios da AMREC alinham ações prioritárias

atuação conjunta dos municípios da Região Carbonífera, por meio do Colegiado de Gestores de Convênios da AMREC, garantiu mais um importante avanço na gestão pública regional. Em reunião, os gestores discutiram temas estratégicos como o Novo PAC 2025, o andamento das obras do PAC 2023/2024 e o calendário de capacitações voltadas à área de convênios.

De acordo com a Consultora de projetos, Natasha Moresco Maia, entre os principais encaminhamentos, está a revisão do Regimento Interno do colegiado, que desde 2017 não passava por atualizações. Com as mudanças, os encontros passam a ser trimestrais, respeitando a dinâmica das demandas operacionais dos municípios.

Em relação ao Novo PAC 2025, Natasha afirma que os gestores destacaram o empenho dos municípios em concluir, até 31 de março, os cadastros das propostas vinculadas ao Orçamento Geral da União (OGU). Sendo assim, as demais propostas, de natureza financiada, seguem com inscrição contínua. Já em relação ao PAC 2023/2024, os municípios presentes relataram que estão priorizando as atividades para cumprir o prazo da etapa preparatória, com expectativa de que o prazo seja prorrogado até junho de 2025, conforme o pleito encaminhado pelo AMREC e pelo Colegiado Regional de GMCs, à FECAM e à CNM.

Conforme Natasha, durante o encontro, também foram alinhadas as agendas de eventos regionais, estaduais e nacionais. A presidente do colegiado estadual e regional, Fabiane Thomaz, reforçou a importância da presença dos gestores no encontro estadual previsto para abril e no evento nacional que ocorre em junho, em Brasília.

No campo da capacitação, foi definida a realização de treinamentos específicos sobre o sistema TransfereGov, com foco tanto na parte normativa quanto na operacional. A formação será dividida em duas etapas para melhor atender às diferentes necessidades dos participantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo