Geral

Urussanga e Valdobbiadene celebram o Pacto de Amizade

Brasileiros e italianos brindaram o momento com os seus tradicionais espumantes Goethe e Prosseco.

Urussanga oficializou um pacto de amizade com a cidade italiana de Valdobbiadene, localizada na província de Treviso, na quarta-feira, dia 9, em uma noite marcada pela emoção, cultura e confraternização. A cerimônia reuniu autoridades e a comunidade local na Câmara de Vereadores, com a presença do presidente da Associazione Trevisani nel Mondo de Valdobbiadene, Luciano Murer, além da participação especial, ainda que virtual, do prefeito de Valdobbiadene, Luciano Fregonese.

A prefeita de Urussanga, Stela Dagostin Talamini, destacou a importância deste acordo. “É um orgulho para nós celebrar a amizade com Valdobbiadene, reconhecida pela Unesco como patrimônio mundial da humanidade. Estamos prontos para ampliar nossas trocas culturais, sociais e econômicas com a região, que também se destaca na expertise da produção de espumantes com suas mais de 700 vinícolas”, declara.

Em vídeo enviado diretamente da Itália, o prefeito de Valdobbiadene, Luciano Fregonese, salientou o desejo de fortalecer a parceria com o Brasil por meio de diversas ações conjuntas, especialmente nas áreas da gastronomia, cultura e na troca de conhecimentos sobre a produção de vinhos e espumantes, tradição pela qual sua cidade é internacionalmente reconhecida.

O presidente da Associazione Trevisani nel Mondo de Valdobbiadene, Luciano Murer, comentou que será muito bom estreitar laços entre as comunidades e reforçou o convite do prefeito de visitá-los na Itália. E a secretária de Cultura, Turismo e Esporte de Urussanga, Vanessa Lopes, enalteceu a nova amizade. “Valdobbiadene e Urussanga compartilham da mesma paixão pela vitivinicultura. Esse pacto reforça os laços culturais e abre caminhos para novas oportunidades”, disse.

A aproximação entre Urussanga e Valdobbiadene começou em 2014 e se fortaleceu em 2017, conforme o relato da diretora de Cultura, Eliana Maccari, quando houve uma troca de cartas entre os prefeitos da época na intenção de realizar o pacto de amizade. Um brinde simbólico entre brasileiros e italianos encerrou o momento solene com os seus tradicionais espumantes: o Prosecco de Valdobbiadene e o Goethe de Urussanga, dois ícones que representam a excelência vitivinícola de suas regiões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo