Fundação Cultural de Criciúma realiza Café-concerto em homenagem aos escritores locais

Primeira edição do ano de 2025 integra as comemorações do Centenário de Emancipação Político-administrativa de Criciúma
A literatura e a memória de Criciúma foram celebradas na noite desta terça-feira (29), durante a 37ª edição do Café-concerto, promovido pelo Governo de Criciúma, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC). Realizado na sede da própria Fundação, o evento homenageou autores e autoras criciumenses por suas contribuições à preservação da identidade local por meio da palavra escrita. Esta foi a primeira edição do Café-concerto realizada em 2025 e integrou a programação oficial do Centenário de Emancipação Político-administrativa do município, além de marcar o Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril.
Representando o prefeito Vagner Espindola, o vice-prefeito Salésio Lima destacou a importância de valorizar quem constrói a história do município com palavras. “Criciúma é feita de pessoas que registram, sentem e transformam a cidade por meio da escrita. Esta é uma justa homenagem a quem dedica sua vida à produção literária, à memória e à cultura da nossa terra”, afirmou.
Para a presidente da FCC, Cristiane Maccari Uliana Zapelini, o Café-Concerto reforça o compromisso com a valorização da identidade local. “Com este encontro, a Fundação Cultural de Criciúma celebra mais do que obras e palavras: celebra histórias que constroem quem somos. É uma forma de reconhecer o papel fundamental dos nossos escritores na construção do sentimento de pertencimento e na preservação da nossa memória coletiva”, ressaltou.
Entre os homenageados, estiveram autores vinculados a academias de letras e escritores e pesquisadores que se dedicam à documentação da história local. Cada um dos presentes recebeu uma placa de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da cultura e do conhecimento.
A abertura do evento contou com a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Criciúma, interpretados pelos alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Fortunato Brasil Naspolini. A noite também foi marcada por apresentações musicais e pela declamação do poema “Percursos em Mim”, da escritora Carolina Meyer Silvestre.