Geral

Parque Astronômico de Criciúma realiza sessão especial em comemoração aos 100 anos do primeiro planetário do mundo

Atividade gratuita será nesta quarta-feira (7), às 19h, com observação astronômica aberta ao público

Nesta quarta-feira (7), o Parque Astronômico Albert Einstein, em Criciúma, promoverá uma sessão especial em alusão ao centenário da inauguração do primeiro planetário do mundo. O evento gratuito, aberto ao público, será realizado às 19h, no planetário do parque municipal, e integra a campanha internacional “As estrelas foram apenas o começo”, promovida pela Sociedade Internacional de Planetários (IPS) e pela Sociedade de Planetários de Língua Alemã (GDP). A data marca os 100 anos da inauguração do primeiro equipamento do tipo, ocorrido em 1925, no Deutsches Museum, na Alemanha. Desde então, planetários ao redor do mundo vêm proporcionando experiências que unem ciência, tecnologia e cultura por meio da simulação do céu estrelado.

A sessão especial, intitulada “O céu do centenário dos planetários e o centenário de Criciúma”, será seguida de uma observação astronômica com os telescópios do parque, caso as condições climáticas permitam. “É um evento que une ciência, história e tecnologia. O público terá a oportunidade de não apenas celebrar essa importante invenção, mas também conhecer mais sobre a história da ciência e da astronomia”, destaca o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

A iniciativa é promovida pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, como parte das ações comemorativas dos 100 anos de emancipação político-administrativa de Criciúma. “O centenário dos planetários representa não apenas uma homenagem à trajetória da ciência, mas também uma oportunidade de conectar passado, presente e futuro da astronomia com a comunidade. Aqui no Parque, queremos que as pessoas celebrem essa data com encantamento e curiosidade”, afirma a gerente do Parque Astronômico, Emanoela Ceron.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo