Criciúma realiza o dia D da vacinação contra a gripe neste sábado (10)

Imunização é essencial para evitar complicações da gripe, especialmente entre os grupos prioritários
Com a chegada das estações com temperaturas mais amenas, os cuidados na prevenção contra a gripe devem ser redobrados, e a forma mais eficaz de prevenir complicações é a vacinação. Neste sábado (10), acontecerá o dia D de imunização em todas as 46 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Criciúma, com aplicação da vacina contra a gripe das 8h às 17h para toda a população. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde também montará uma tenda na Praça Nereu Ramos, onde profissionais da saúde estarão disponíveis para aplicar as doses.
O secretário de Saúde de Criciúma, Deivid de Freitas, reforça a importância do Dia D da vacinação contra a gripe, que será realizado neste sábado (10), como uma oportunidade fundamental para ampliar a cobertura vacinal no município. “Sabemos que, devido a rotina, muitas pessoas não encontram tempo para se vacinar durante a semana, por isso organizamos esse grande mutirão de sábado. Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 8h às 17h exclusivamente para a vacinação, além da tenda especial na Praça Nereu Ramos”, destaca.
Deivid também chama a atenção para os riscos da doença e a necessidade de prevenção. “Estamos mobilizados para proteger nossa população. A gripe H1N1 pode evoluir rapidamente para quadros graves, principalmente em pessoas com a saúde mais vulnerável. O Brasil já enfrentou surtos que mostraram como essa doença pode ser perigosa, e a vacinação é a ferramenta mais eficaz para evitar complicações e salvar vidas.”
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu cerca de 60 mil doses da vacina desde o início da Campanha Nacional de Vacinação, em 07 de abril. O município objetiva vacinar 90% dos grupos prioritários, compostos por idosos acima de 60 anos, gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos. Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Criciúma, Evelyn Brognoli, até a última terça-feira (06) foram aplicadas 24.395 doses. Sendo que a cobertura atingiu 40,01% da meta para os idosos, 18,20% para as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, e gestantes 36,46% conforme levantamento realizado no sistema de prontuários do município. “Vale ressaltar que a vacinação é a melhor estratégia para evitarmos casos graves da doença. E ainda precisamos que a população que está nos grupos prioritários procurem pela vacina nas Unidades de Saúde”, pontua a coordenadora.
Gripe: um problema de saúde que não pode ser ignorado
A gripe H1N1 é uma infecção respiratória causada pelo vírus que a nomeia e é um subtipo do vírus influenza, que afeta o sistema respiratório e é de fácil transmissão, que ocorre o ano todo. No entanto, a proliferação do vírus é mais comum nos meses de outono e inverno, levando ao surgimento de sintomas como febre, calafrios, coriza e perda do apetite. “Os grupos de risco têm maior probabilidade de infecção pelo vírus influenza, e outros agentes infecciosos também, e tendem a ter quadros mais graves com risco de complicações, internações hospitalares e morte. Para a grande maioria dos pacientes, o tratamento é apenas sintomático, para dor e febre por exemplo”, explica o médico pneumologista Dr. Ricardo Thadeu Carneiro de Menezes.
O tratamento da gripe pode ser realizado pelo clínico geral, pneumologista ou infectologista, a depender da gravidade dos sintomas. O médico pode indicar desde repouso e uso de remédios até a internação hospitalar. Dr. Ricardo Menezes pontua que a pessoa deve procurar atendimento médico quando houver sinais de alerta, como dificuldade para respirar, confusão mental (principalmente nos idosos) e persistência da febre. Além disso, ele ressalta que a automedicação não é indicada, já que pode mascarar a evolução da doença, dificultando a percepção de piora do quadro, além dos efeitos adversos.
Vacina
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é trivalente e protege contra os três principais subtipos do vírus influenza em circulação no Brasil: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e vírus Influenza B. A contraindicação vale apenas para crianças menores de seis meses de idade. Pessoas com histórico de alergia grave após doses anteriores devem ser encaminhadas para avaliação especializada.
A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe. Devido a essa mudança dos vírus, é necessário realizar a vacinação contra a gripe todos os anos.
Locais de vacinação em Criciúma
Em horário normal, as 46 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Criciúma aplicam as doses do imunizante de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Contam com horário estendido, das 7h às 18h30, as unidades dos bairros: Wosocris /Rio Maina, Mineiras, Mina do Mato, Centro, Santa Luzia, São Defende, São Sebastião, Cristo Redentor, Próspera, Boa Vista, Quarta Linha, Pinheirinho e Santa Bárbara. Além disso, a sala de vacina da UBS Boa Vista atende das 8h às 12h nos sábados.
Dicas de prevenção
Além da vacinação, recomenda-se a adoção de outras medidas gerais de prevenção para toda a população. Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde, essas medidas são comprovadamente eficazes na redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente aquelas com alta infectividade, como os vírus da gripe. São elas:
– Lavar as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Manter os ambientes bem ventilados;
– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
– Evitar sair de casa em período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas);
– Evitar aglomerações e ambientes fechados (manter os ambientes ventilados);
– Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.