Mobilização regional ganha força: Cocal do Sul confirma apoio ao Túnel do Morro dos Cavalos

Em mais uma etapa do roteiro de articulação regional, a Comissão Especial Temporária da Câmara Municipal de Criciúma, criada para discutir e fomentar soluções de mobilidade para o Sul catarinense, esteve nesta sexta-feira (23) na Câmara de Vereadores de Cocal do Sul. O objetivo segue claro: ampliar o apoio institucional e fortalecer o movimento que reivindica a construção do Túnel do Morro dos Cavalos, em Palhoça, ou a viabilização de uma segunda alternativa de acesso viário ao Sul do Estado.
Representaram o Legislativo criciumense na agenda o presidente da comissão, vereador Marcos Machado, o Marquinho, e o vereador Neri Xavier, também integrante da comissão.
Em Cocal do Sul, os parlamentares foram recebidos pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Gilson Clemes, que manifestou total apoio à causa. “Vamos criar, sim, a Comissão Temporária na Câmara de Cocal do Sul. Acho fundamental que o Sul catarinense receba essa atenção. Precisamos mobilizar deputados e demais lideranças para reforçar essa pauta”, afirmou Gilson.
O vereador Marquinho Machado destacou que a visita a Cocal do Sul integra um esforço coordenado e estratégico que pretende envolver toda a região Sul. “Faz parte do nosso roteiro. Estamos mobilizando os municípios da AMREC e da AMESC, além de Araranguá. Após a finalização dessas visitas, queremos montar uma Frente Parlamentar regional. A infraestrutura viária é fundamental para o desenvolvimento econômico e social, e a nossa região não pode mais sofrer com esse isolamento. Precisamos unir forças para pressionar os governos estadual e federal”, pontuou.
Até o momento, a Comissão Especial Temporária da Câmara de Criciúma já visitou as Câmaras Municipais de Tubarão, Araranguá, Nova Veneza, Treviso e, agora, Cocal do Sul.
O movimento visa chamar a atenção para as limitações históricas de mobilidade e conectividade rodoviária que afetam o Sul catarinense, agravadas pelo estrangulamento no trecho da BR-101 que compreende o Morro dos Cavalos, em Palhoça. Para os vereadores, o atual traçado da rodovia representa não apenas um gargalo logístico, mas também um risco constante à segurança dos usuários da via.
A expectativa da Comissão é de que, nos próximos dias, mais câmaras municipais da região sejam visitadas e passem a integrar o movimento, que culminará na criação de uma Frente Parlamentar em defesa de soluções definitivas para a mobilidade do Sul de Santa Catarina.