O Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, será lembrado também na Câmara de Vereadores de Criciúma. Durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (31) o assunto será levado ao Plenário pela Frente Parlamentar Sobre Drogas e Saúde Mental.
Presidida pelo vereador Manoel Rozeng (DEM), a Frente tem se reunido quinzenalmente para discutir ações e melhorias a serem realizadas no município. Segundo o parlamentar, em 2019, o tabagismo matou 7,7 milhões de pessoas no mundo.
Rozeng apresenta ainda dados publicados pela revista The Lancet, que apontam que aproximadamente 87% das mortes mundiais associadas ao fumo do tabaco ocorreram entre fumadores ativos, enquanto apenas 6% dos óbitos envolveram pessoas que tinham deixado de fumar há pelo menos 15 anos.
O vereador revela que os dados preocupam e que a Frente está à disposição para contribuir com a população criciumense. “Nosso papel é buscar ferramentas para auxiliar as pessoas a deixarem o tabagismo. Essa é uma data marcante em todo o mundo e não poderíamos deixar passar em branco”, finaliza.