
Iniciação científica: cerca de 300 alunos participam de Mostra Científica em escola municipal de Criciúma

Evento reúne estudantes da Educação Infantil ao 9º ano da EMEB Judite Duarte de Oliveira, com visitação aberta ao público
O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove, nesta sexta-feira (29), a 3ª edição da Mostra Científica da Judite (MOCIJU). O evento, realizado na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Judite Duarte de Oliveira, no bairro Sangão, reunirá mais de 40 trabalhos produzidos por estudantes da Educação Infantil ao 9º ano.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, ressalta o impacto da iniciação científica na formação intelectual dos estudantes. “Eventos como esse despertam o interesse dos nossos estudantes pela ciência, fortalecem a criatividade e a responsabilidade. É dessa forma que construímos uma cidade mais preparada para o futuro, por meio da educação e da investigação científica”, afirma.
A iniciativa envolve todos os cerca de 300 alunos da unidade escolar, que ao longo do ano letivo desenvolveram projetos baseados em seus interesses e curiosidades. As pesquisas têm como princípio a relação com conteúdos estudados em sala de aula e sua conexão com temas relevantes na atualidade.
A secretária municipal de Educação, Geovana Zanette, destaca a importância pedagógica do evento. “A pesquisa científica promove um universo de possibilidades e, como todos os temas precisam estar relacionados a conteúdos trabalhados na escola ou questões contemporâneas da nossa sociedade, os alunos aprendem a pensar para além dos problemas, buscando argumentos e apresentando resultados para suas questões originais. Ou seja, desenvolvendo novos saberes. A equipe pedagógica e os alunos estão de parabéns pelo projeto”, completa.

Conhecimento que leva mais longe
Além do reconhecimento dos professores e da comunidade escolar, os melhores trabalhos da 3ª Mostra Científica da Judite serão classificados para representar o colégio em outros eventos educacionais, como a XI Feira Regional de Matemática AMREC, em 12 de setembro, e a Feira de Ciências da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em outubro.
Segundo a diretora da escola, Scheila da Rosa Rocha Serafim, a iniciativa é também uma oportunidade para ampliar horizontes e dar visibilidade aos talentos dos estudantes, inclusive a nível estadual e nacional.
“Os trabalhos passam por avaliação em diferentes etapas: primeiro pelo professor-orientador, depois por uma pré-banca e, finalmente, pela banca desta sexta-feira. Além disso, a mostra garante a classificação de dois projetos para a Mostratec Júnior, a maior mostra científica da América Latina, que será realizada em outubro, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul”, ressalta.
A MOCIJU poderá ser visitada gratuitamente das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas, na própria escola, localizada na Rodovia Jorge Lacerda, bairro Sangão. Além da visitação da comunidade em geral, outras escolas interessadas podem agendar participação pelo telefone (48) 3478-6553.
Deixe seu comentário