
Bairro da Juventude e Navit unem forças em defesa de vítimas de crimes

A parceria visa fortalecer o acolhimento humanizado de mulheres em situação de violência doméstica.
O Bairro da Juventude firmou uma parceria com o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes (Navit) nesta quarta-feira, dia 9. A iniciativa visa a implementação de atividades, projetos, campanhas e ações conjuntas com o objetivo de garantir a defesa e a promoção dos direitos das vítimas de crimes violentos na comarca de Criciúma, em especial mulheres vítimas de violência doméstica.
O Navit, coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), conta com a colaboração de diversas entidades, como a Ordem dos Advogados de Santa Catarina (OAB/SC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Polícia Civil, Polícia Militar e outras instituições parceiras.
O encontro de assinatura da parceria contou com apresentação do Coral Vozes de Esperança e uma visita pela estrutura do Bairro com a participação da diretora-executiva da entidade, Sílvia Regina Luciano Zanette, da coordenadora de assistência social e saúde da instituição, Daiane Bento, do coordenador do Navit-Sul e promotor de justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Samuel Dal Farra Naspolini e da residente de direito do Navit, Nenci de Souza Cardoso.
"O Navit busca garantir apoio humanizado, acompanhamento e acesso ao direito à informação, orientação jurídica, proteção, participação e encaminhamento para acolhimento psicológico, social e de saúde. Saber que podemos contar com o Bairro da Juventude reforça nossa rede de apoio e amplia as possibilidades de acolhimento integral dessas vítimas, oferecendo um atendimento mais próximo, acolhedor e eficaz", destacou o promotor de justiça, Samuel Dal Farra Naspolini.
A iniciativa acompanha a vítima desde o primeiro momento da prática do crime até a etapa final do processo judicial, incluindo também a fase da execução penal. A rede de atendimento, apoio e acompanhamento a vítimas de crimes é composta por um conjunto de órgãos, serviços, programas e projetos de organizações governamentais e não governamentais, que articulam um fluxo intersetorial e interdisciplinar capaz de acolher com maior efetividade às necessidades da vítima.
"Trabalhar em rede é muito importante. O Bairro da Juventude, além de encaminhar ao Navit casos de vítimas de crimes, também vai acolher aquelas encaminhadas pelo Ministério Público e seus familiares, oferecendo atendimento e possibilitando o acesso aos serviços prestados pela nossa instituição. É uma parceria positiva para todos", completou a diretora-executiva, Sílvia Regina Luciano Zanette.
O Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes (Navit) fica localizado no Fórum de Criciúma. Telefone (48) 3462-5820 / Saiba mais: https://www.mpsc.mp.br/programas/navit
Deixe seu comentário