CRICIÚMA WEATHER

Bairro da Juventude e Navit unem forças em defesa de vítimas de crimes

A parceria visa fortalecer o acolhimento humanizado de mulheres em situação de violência doméstica.

O Bairro da Juventude firmou uma parceria com o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes (Navit) nesta quarta-feira, dia 9. A iniciativa visa a implementação de atividades, projetos, campanhas e ações conjuntas com o objetivo de garantir a defesa e a promoção dos direitos das vítimas de crimes violentos na comarca de Criciúma, em especial mulheres vítimas de violência doméstica.
O Navit, coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), conta com a colaboração de diversas entidades, como a Ordem dos Advogados de Santa Catarina (OAB/SC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Polícia Civil, Polícia Militar e outras instituições parceiras.
O encontro de assinatura da parceria contou com apresentação do Coral Vozes de Esperança e uma visita pela estrutura do Bairro com a participação da diretora-executiva da entidade, Sílvia Regina Luciano Zanette, da coordenadora de assistência social e saúde da instituição, Daiane Bento, do coordenador do Navit-Sul e promotor de justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Samuel Dal Farra Naspolini e da residente de direito do Navit, Nenci de Souza Cardoso.
"O Navit busca garantir apoio humanizado, acompanhamento e acesso ao direito à informação, orientação jurídica, proteção, participação e encaminhamento para acolhimento psicológico, social e de saúde. Saber que podemos contar com o Bairro da Juventude reforça nossa rede de apoio e amplia as possibilidades de acolhimento integral dessas vítimas, oferecendo um atendimento mais próximo, acolhedor e eficaz", destacou o promotor de justiça, Samuel Dal Farra Naspolini.
A iniciativa acompanha a vítima desde o primeiro momento da prática do crime até a etapa final do processo judicial, incluindo também a fase da execução penal. A rede de atendimento, apoio e acompanhamento a vítimas de crimes é composta por um conjunto de órgãos, serviços, programas e projetos de organizações governamentais e não governamentais, que articulam um fluxo intersetorial e interdisciplinar capaz de acolher com maior efetividade às necessidades da vítima.
"Trabalhar em rede é muito importante. O Bairro da Juventude, além de encaminhar ao Navit casos de vítimas de crimes, também vai acolher aquelas encaminhadas pelo Ministério Público e seus familiares, oferecendo atendimento e possibilitando o acesso aos serviços prestados pela nossa instituição. É uma parceria positiva para todos", completou a diretora-executiva, Sílvia Regina Luciano Zanette.
O Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes (Navit) fica localizado no Fórum de Criciúma. Telefone (48) 3462-5820 / Saiba mais: https://www.mpsc.mp.br/programas/navit

Prefeitura de Criciúma realiza demolição de imóvel da antiga Famcri para construção da nova sede da Defesa Civil Anterior

Prefeitura de Criciúma realiza demolição de imóvel da antiga Famcri para construção da nova sede da Defesa Civil

PL que garante acesso a locais públicos e privados com animal de suporte emocional é aprovado Próximo

PL que garante acesso a locais públicos e privados com animal de suporte emocional é aprovado

Deixe seu comentário