CRICIÚMA WEATHER

Agosto Dourado: Gestantes e puérperas participam de palestra sobre amamentação promovida pela Saúde de Morro da Fumaça

Atividade integrou a programação especial do mês de incentivo à amamentação e atenção à saúde materno-infantil

Em um encontro marcado por acolhimento e troca de conhecimentos, gestantes e puérperas de Morro da Fumaça participaram, na sexta-feira, 22 de agosto, de uma palestra focada em descomplicar a amamentação. Realizada no Salão de Atos Octávio Naspolini, que recebeu seu primeiro evento após a inauguração oficial, a atividade integrou a programação do Agosto Dourado, mês dedicado à promoção do aleitamento materno, promovida pela Secretaria de Saúde fumacense.

Conduzido pela doula, educadora perinatal e consultora em amamentação Ioná Marttins, o momento foi de escuta, aprendizado e incentivo. A profissional abordou pontos essenciais para que o início da amamentação seja mais leve e seguro, como as diferentes anatomias de mamilos, o uso de bicos artificiais, a importância da pega correta e os principais itens para um enxoval funcional focado neste período.

"A amamentação é fundamental, mas também desafiadora. Não é automático: nasce o bebê e nasce uma mãe, mas a amamentação precisa de aprendizado, de apoio e, principalmente, de informação. É por isso que precisamos orientar, tirar dúvidas e ajudar as mães a superar as dificuldades do dia a dia", afirma Ioná. Segundo ela, a amamentação, apesar de natural, nem sempre é simples: é um aprendizado que exige também paciência e suporte.

Além da palestra, o encontro contou com uma orientação prática oferecida pelo socorrista do SAMU, Danilo Viana, que ensinou técnicas de desobstrução das vias aéreas em caso de engasgamento de bebês e crianças, utilizando a manobra de Heimlich, e tirou dúvidas sobre o assunto.

“Preparamos esse momento com muito carinho porque entendemos o quanto o apoio certo pode transformar o início da maternidade. Saber que essas mulheres saíram daqui mais seguras e informadas nos mostra que estamos no caminho certo”, pontua a secretária de Saúde, Lucelane Antunes de Souza.


Urussanga reforça controle da qualidade da água com ações da Vigilância Sanitária Anterior

Urussanga reforça controle da qualidade da água com ações da Vigilância Sanitária

Equoterapia: Tratamento alternativo para o corpo e a mente é ofertado pela Saúde de Urussanga Próximo

Equoterapia: Tratamento alternativo para o corpo e a mente é ofertado pela Saúde de Urussanga

Deixe seu comentário