
Agosto Dourado: Gestantes e puérperas participam de palestra sobre amamentação promovida pela Saúde de Morro da Fumaça

Atividade integrou a programação especial do mês de incentivo à amamentação e atenção à saúde materno-infantil
Em um encontro marcado por acolhimento e troca de conhecimentos, gestantes e puérperas de Morro da Fumaça participaram, na sexta-feira, 22 de agosto, de uma palestra focada em descomplicar a amamentação. Realizada no Salão de Atos Octávio Naspolini, que recebeu seu primeiro evento após a inauguração oficial, a atividade integrou a programação do Agosto Dourado, mês dedicado à promoção do aleitamento materno, promovida pela Secretaria de Saúde fumacense.
Conduzido pela doula, educadora perinatal e consultora em amamentação Ioná Marttins, o momento foi de escuta, aprendizado e incentivo. A profissional abordou pontos essenciais para que o início da amamentação seja mais leve e seguro, como as diferentes anatomias de mamilos, o uso de bicos artificiais, a importância da pega correta e os principais itens para um enxoval funcional focado neste período.
"A amamentação é fundamental, mas também desafiadora. Não é automático: nasce o bebê e nasce uma mãe, mas a amamentação precisa de aprendizado, de apoio e, principalmente, de informação. É por isso que precisamos orientar, tirar dúvidas e ajudar as mães a superar as dificuldades do dia a dia", afirma Ioná. Segundo ela, a amamentação, apesar de natural, nem sempre é simples: é um aprendizado que exige também paciência e suporte.
Além da palestra, o encontro contou com uma orientação prática oferecida pelo socorrista do SAMU, Danilo Viana, que ensinou técnicas de desobstrução das vias aéreas em caso de engasgamento de bebês e crianças, utilizando a manobra de Heimlich, e tirou dúvidas sobre o assunto.
“Preparamos esse momento com muito carinho porque entendemos o quanto o apoio certo pode transformar o início da maternidade. Saber que essas mulheres saíram daqui mais seguras e informadas nos mostra que estamos no caminho certo”, pontua a secretária de Saúde, Lucelane Antunes de Souza.
Deixe seu comentário