
Urussanga reforça controle da qualidade da água com ações da Vigilância Sanitária

Coleta toxicológica e análises de rotina garantem segurança no consumo da água pela população.
A Vigilância Sanitária intensificou as ações de monitoramento da água distribuída à população de Urussanga. A equipe percorreu as nove Estações de Tratamento de Água (ETAs) do município para fazer a coleta da análise toxicológica, além de verificar os tradicionais pontos da zona urbana e rural. A iniciativa visa reforçar os cuidados com a saúde pública e garantir a segurança no consumo.
Na passagem pelas ETAs, a equipe da Vigilância realizou exames toxicológicos para identificar contaminantes invisíveis a olho nu, como metais pesados, resíduos de agrotóxicos e toxinas de algas. E nos trabalhos de rotina em 15 pontos espalhados pelo município, eles verificaram os parâmetros de pH, cloro residual, turbidez e a presença de microrganismos.
“A água precisa chegar às torneiras não apenas de forma cristalina, mas também segura. E o nosso trabalho é garantir que o consumo seja feito sem preocupação. Cada análise é uma forma de cuidar da saúde da nossa população”, conclui a coordenadora da Vigilância em Saúde de Urussanga, Mariângela Dal Bó Lapolli.
Deixe seu comentário