CRICIÚMA WEATHER

Criciúma lança novo programa de fisioterapia para pacientes com dores crônicas

“Alívio em Movimento” oferece atendimentos coletivos para promover autonomia e qualidade de vida

Para estimular o autocuidado e proporcionar independência funcional às pessoas que convivem com dores crônicas, o Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou o programa de fisioterapia “Alívio em Movimento”. A iniciativa é destinada a pacientes com sintomas crônicos, como lombalgias, cervicalgias, fibromialgias, artrose ou com sequelas neurológicas. O programa oferece atividades coletivas, como alongamentos, exercícios de reforço muscular e de relaxamento, a fim de promover o alívio da dor.

 

“Esse programa representa um cuidado a mais com quem mais precisa. Nosso objetivo é garantir que os pacientes com dores crônicas possam reconquistar qualidade de vida e autonomia no dia a dia. O ‘Alívio em Movimento’ reforça o compromisso da nossa gestão com uma saúde pública preventiva, humana e acessível para todos”, ressalta o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

 

As atividades em grupo acontecem semanalmente, durante o período de três meses, no Santo Agostinho Complexo de Saúde, no espaço Integramente e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Mina do Mato, São Defende e São Sebastião. Para participar, é necessário ter mais de 70 anos, realizar acompanhamento regular na rede de atenção básica e ter autonomia para executar atividades diárias. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Deivid de Freitas Floriano, a expectativa é beneficiar, em média, 250 pacientes de fisioterapia. O foco do programa é devolver a liberdade de viver sem dor.

 

“Com o programa ‘Alívio em Movimento’, Criciúma dá mais um passo em direção a uma saúde pública ainda mais acolhedora, que cuida e proporciona bem-estar. É uma iniciativa pensada com carinho e estratégia e que busca reduzir o sofrimento crônico, estimular o autocuidado e incentivar a autonomia dos pacientes. Quando conseguimos devolver movimento e alívio à rotina dessas pessoas, estamos também devolvendo dignidade e esperança para muitas famílias”, destaca o secretário.

 

Classificação dos pacientes

 

Quando o caso é classificado como crônico, o fisioterapeuta regulador encaminha o paciente para o programa “Alívio em Movimento”. A partir disso, a Secretaria de Saúde agenda uma teleconsulta, por meio de chamada de vídeo realizada pelo WhatsApp, para uma avaliação inicial com o fisioterapeuta responsável. Durante a avaliação, é aplicada uma escala funcional para mensurar a independência funcional do paciente, verificando se ele está apto ou não a participar do programa.

 

Os que forem considerados aptos serão inseridos nos grupos de fisioterapia coletiva. Já os pacientes não aptos receberão outras orientações e tratamentos, conforme a necessidade individual.

Urussanga investe R$ 500 mil para reduzir fila de espera na saúde Anterior

Urussanga investe R$ 500 mil para reduzir fila de espera na saúde

Urussanga reforça controle da qualidade da água com ações da Vigilância Sanitária Próximo

Urussanga reforça controle da qualidade da água com ações da Vigilância Sanitária

Deixe seu comentário