
Governo de Criciúma realiza entrega de sensores de glicose para crianças e adolescentes nesta quinta-feira

Ato acontecerá no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris, a partir das 18h30
O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará, nesta quinta-feira (31), a entrega de sensores de glicose para crianças e adolescentes diagnosticados com diabetes tipo 1. A partir disso, os pacientes com idade de dois a 14 anos cadastrados na rede de atenção básica terão acesso gratuito ao aparelho. Com a tecnologia, é possível controlar a glicemia de forma prática, precisa e menos invasiva. O ato de entrega dos dispositivos acontecerá às 18h30, no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris.
“Essa é uma entrega que representa um cuidado a mais com a saúde das nossas crianças. Os sensores garantem um tratamento menos doloroso, com mais autonomia para o paciente e um alívio para os pais, mães e responsáveis. É mais dignidade e conforto para enfrentar os desafios diários que o diabetes exige”, ressalta o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
Inicialmente, serão disponibilizados 40 sensores. Desses, 25 serão entregues nesta quinta. Até dezembro, a meta é ampliar o benefício para 70 crianças e adolescentes até 18 anos de idade. O investimento para a aquisição dos sensores será de aproximadamente R$ 700 mil ao ano, com recursos garantidos por meio de emenda parlamentar. De acordo com o secretário de Saúde de Criciúma, Deivid de Freitas Floriano, o benefício será concedido aos pacientes que realizam acompanhamento multiprofissional regular nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“Esse é um avanço que impacta diretamente no tratamento e no bem-estar dos nossos pacientes. O monitoramento contínuo da glicemia facilita as decisões do dia a dia e reduz o sofrimento causado pelas picadas constantes. É mais conforto, mais precisão e mais segurança para as famílias com o acompanhamento de uma rede preparada para oferecer cuidado humanizado”, destaca o secretário.
Sobre os sensores
O sensor, do modelo FreeStyle Libre, é aplicado na parte posterior do braço com um pequeno adesivo e uma microagulha. O dispositivo possui aproximadamente o tamanho de uma moeda de R$ 1 e pode ser usado por até 14 dias, eliminando a necessidade de múltiplas picadas diárias no dedo para medição da glicemia. Além de oferecer uma alternativa mais confortável ao paciente, o controle glicêmico por meio do sensor auxilia na prevenção de problemas renais, cardiovasculares, neurológicos e oculares, consideradas complicações comuns em pacientes com diabetes tipo 1.
A leitura é feita por meio de um aplicativo de celular que mostra os dados em tempo real. Tanto o paciente, como os profissionais de saúde, pais e responsáveis têm acesso às informações, o que facilita as decisões sobre alimentação, uso de insulina e práticas diárias.
Deixe seu comentário