Câmara aprova Programa “Família Conectada” para orientar pais sobre riscos da internet
Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (9), os vereadores de Criciúma aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Nº 138/2025, de autoria do vereador Obadias Benones (PL), que institui o Programa Família Conectada. A iniciativa tem como objetivo promover orientação e apoio às famílias quanto aos riscos da internet para crianças e adolescentes, fortalecendo o papel da família na proteção digital.
O programa estabelece ações de educação digital, prevenção a crimes virtuais e estímulo ao diálogo dentro de casa sobre o uso seguro da internet. Entre as diretrizes previstas no texto, estão a realização de oficinas e palestras voltadas para pais e responsáveis, disponibilização de materiais informativos, criação de uma plataforma online com conteúdos educativos e campanhas de conscientização nas escolas e meios de comunicação.
As oficinas e materiais informativos deverão abordar temas como riscos digitais, incluindo aliciamento, exposição excessiva, desafios perigosos e cyberbullying, orientações sobre controle parental, canais oficiais de denúncia e apoio psicológico, além de boas práticas familiares no ambiente virtual.
Para o autor do projeto, vereador Obadias Benones, a iniciativa é uma resposta necessária ao desafio crescente da exposição precoce ao mundo digital. “Hoje, nossas crianças têm acesso à internet muito antes de terem maturidade para identificar riscos. O Família Conectada vem para oferecer ferramentas, conhecimento e apoio às famílias, que são a primeira e mais importante proteção dos nossos jovens. Queremos preparar os pais para orientar, acompanhar e cuidar de seus filhos também no ambiente virtual”, destacou o parlamentar.
O projeto agora segue para análise e sanção do Executivo.
Deixe seu comentário