A importância dos exames odontológicos para saúde bucal
Assim como as análises laboratoriais, os exames voltados para a saúde dos dentes podem servir para uma série de situações. No entanto, muitas vezes eles são solicitados antes de um procedimento odontológico – seja cirúrgico ou não – e durante uma consulta de check-up.
É inquestionável os benefícios que os exames trazem para os diagnósticos e tratamentos, podendo resultar em uma maior segurança para o paciente e para o profissional.
Além disso, eles são a forma mais eficaz de avaliar o nível de saúde bucal do paciente e, assim, garantir um diagnóstico e tratamento mais adequado para algumas doenças bucais, como cáries, lesões ósseas ou outro tipo de alteração.
::: Os exames odontológicos mais pedidos nos consultórios
No consultório odontológico, é comum que o dentista faça uma anamnese do paciente, que é um questionário para entender os hábitos de higiene bucal e histórico de doenças do paciente. Ainda assim, muitas vezes, apenas essas informações podem não ser suficientes. Nesse caso, é necessário a realização de alguns exames para avaliar a saúde dos dentes. Veja os principais deles, a seguir:
Radiografia periapical: é um exame realizado para avaliar toda a extensão dos dentes, incluindo as raízes e ápices dentários. Geralmente, é solicitado antes do uso de prótese dentária.
Radiografia interproximal: serve para investigar presença de cárie e de perda óssea para o tratamento periodontal.
Radiografia panorâmica: é um exame geral da cavidade bucal. Normalmente, é usado como avaliação de rotina, em casos de ortodontia e em cirurgia de extração do dente siso.
Tomografia odontológica: oferece uma visão 3D dos dentes e das estruturas ósseas. Nesse caso, ele é utilizado em casos de implantes dentários, cirurgias de extração dos dentes sisos e para encontrar canais extras, trincas e fraturas.