Saúde

Castração é a Solução: blitz cadastra 105 animais no bairro Quarta Linha

Objetivo do programa é diminuir o número de animais em situação de rua em Criciúma

 

Com o objetivo de diminuir o número de animais em situação de rua, a Prefeitura de Criciúma, através da Secretaria de Saúde, via Núcleo de Bem-Estar Animal (NUBEA), promoveu no último sábado (11), no bairro Quarta Linha, uma blitz de cadastramento para o programa “Castração é a Solução”. No total, 105 animais foram registrados para participar da iniciativa.

 

O programa recebeu investimento de R$ 500 mil, proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Geovania de Sá. Com o programa, a meta é realizar 6 mil castrações por ano em Criciúma. “Castrar é cuidar. Queremos garantir o bem-estar animal e a saúde pública no nosso município. O Governo de Criciúma está comprometido com o trabalho para sanar o abandono de animais”, afirma o prefeito Clésio Salvaro.

 

Durante os procedimentos, os animais serão microchipados e ganharão medicações pós-operatória. O microchip conterá as informações de identificação dos animais, que ficarão armazenadas em um banco de dados. “O microchip serve para um cadastro dos animais e para se ter acesso aos donos. Por exemplo, se um cachorro fugir, basta passar o scanner para saber quem é o proprietário do animal, se alguém roubou, ou se alguém o abandonou. Então, a gente poderá punir ou devolver o animal para o tutor”, explica o coordenador do NUBEA de Criciúma, Christophe Maximiano de Lima.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo