ColunistasYuri Pizzetti

Semanas de Moda Internacionais

As exposições de Milão são marcadas pela exuberância e sofisticação italiana, fazendo alusão ao caimento perfeito e clássico das peças apresentadas.

Nas últimas semanas aconteceram as semanas de moda internacionais nas principais capitais de moda do mundo como Paris, Londres, Nova York e Milão, e os desfiles aconteceram de forma mesclada entre o formato físico e digital decorrente ainda da pandemia e novo olhar digital sobre a moda.
As quatro capitais de moda também comumente conhecidas como “The Big Four” apresentam muitas diferenças entre si, como é o caso de Paris que é a única capital que apresenta os desfiles de Haute-Couture (Alta-Costura) enquanto o restante pode apresentar apenas as coleções de prêt-à-porter.
Geralmente, a semana de moda de Nova York é a mais comercial das quatro e norteada para o streetstyle. Já a “fashionweek” de Londres é completamente conceitual, trazendo desfiles super criativos para o público. As exposições de Milão são marcadas pela exuberância e sofisticação italiana, fazendo alusão ao caimento perfeito e clássico das peças apresentadas.

Alguns destaques das semanas de moda internacionais foram a volta da grife Balenciaga na categoria alta costura depois de 53 anos de fora dos desfiles, a grife Gucci que pela primeira vez deixou de participar da semana de moda de Milão e passou a apresentar suas coleções fora do calendário oficial com novo pensamento estratégico. E a grife Kenzo que perdeu recentemente seu estilista e criador da marca Kenzo Takada que morreu decorrente a complicações da Covid, sua coleção apresentada em Paris, teve como inspiração e referência muitos aspectos ligados a pandemia.
Algumas tendências que apareceram foi a evolução do Tie-Dye que figura como estampas manchadas como por exemplo no desfile da marca inglesa acne studios, e a grande diversificação de cores como no desfile da grife Jason Wu apresentado na semana de moda de Nova York, o tema roupas “esportivas” também ganha destaque novamente em várias grifes como é o caso do desfile da fendi em Milão e a parceria inédita das grifes italianas Versace e Fendi, criando o conceito da coleção denominada “Fendace” e contou com a presença da super modelo Naomi Campbel.
Já aqui no Brasil, a São Paulo Fashion Week, nossa semana de moda que tem como responsável lançar e apresentar o trabalho dos maiores estilistas e marcas do País também é considerada muito importante e um dos maiores eventos de moda da América Latina. Em 2021, para comemorar os 25 anos do evento, acontecerá a semana de moda em formato online, sem a presença do público mais uma vez e deverá acontecer entre os dias 4 e 8 de novembro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo