Saúde

Dia do dentista: “Um profissional com a importante tarefa de resgatar a autoestima”

Portanto, o resultado de um sorriso perfeito está na dedicação, empenho e entrega de profissionais da odontologia, que sempre tiveram lugar na história, e por isso, parabéns pelo Dia do Dentista.

Dia do Dentista: uma data a celebrar

“O dentista quando veste o jaleco, além da responsabilidade técnica, assume outros papeis como a importante tarefa de resgatar a autoestima”.

Por Alvaro Rodrigo dos Santos*

O Dia do Dentista tem espaço reservado no calendário nacional: 25 de outubro. Essa data foi escolhida ainda no Brasil Império, em 1884, quando foi assinado o decreto 9.311 que criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia. A profissionalização e outros fatores fazem com que o Brasil seja o País com mais dentistas. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), concentramos 19% dos profissionais no mundo todo.

E isso é motivo de orgulho para a classe de profissionais, que se equilibra em uma balança positiva desafiando a tecnologia a avançar sempre mais para garantir os melhores produtos, tratamentos e resultados aos pacientes.

Costumo brincar que ninguém acorda com vontade de ir ao dentista, como se fosse passear em um belo dia de sol. Tanto que, em meio ao cenário de fartura de profissionais, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que cerca de 39 milhões de brasileiros sofrem com a perda de dentes e necessitam de algum tipo de prótese. Isso quer dizer que 18% da população já perdeu um ou vários dentes permanentes.

E para mudar essa realidade é que tento, em meio à brincadeira, inserir no pensamento dos meus pacientes que é possível sim acordar com vontade de cuidar da saúde, e isso inclui a boca. O dentista quando veste o jaleco, além da responsabilidade técnica, assume outros papeis como a importante tarefa de resgatar a autoestima por meio de um sorriso saudável e bonito. No fim do atendimento, é isso que vale a pena, ver a felicidade das pessoas, algo que é extremamente gratificante. Indo além, melhor do que isso, só quando o paciente dá uma passadinha para tomar um café e deixar um abraço.

Além da missão do cuidar, assuntos não faltam para celebrar o Dia do Dentista, ainda mais depois de um período difícil para nós quando tivemos que baixar as portas no começo da pandemia da Covid-19. Depois de vencer as dificuldades, percebo a minha classe com um olhar otimista para o futuro. Nós, dentistas, somos fundamentais não somente para a saúde, mas somos também importantes geradores de emprego, investidores e incansáveis na busca por aperfeiçoamento.

Portanto, o resultado de um sorriso perfeito está na dedicação, empenho e entrega de profissionais da odontologia, que sempre tiveram lugar na história, e por isso, parabéns pelo Dia do Dentista.

*Dr. Alvaro Rodrigo dos Santos (CRO/SP 89137) formado pela Universidade Brás Cubas (UBC), é especialista em implantes pela APCD, especialista em Ortodontia pelo Centro Educacional SBOOM (referência em ortodontia no estado de São Paulo) e diretor técnico da franquia Oral Unic Implantes, unidade Mogi das Cruzes-SP, top 10 entre as mais de 138 estruturas da marca presente em 20 Estados do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo