ColunistasYuri Pizzetti

Então é Natal!

Vamos analisar agora um pouco o significado de cada uma dessas cores específicas, começando pela cor mais famosa de Natal o vermelho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais um ano se passou e chegamos a data mais festiva do ano, o feriado mais esperado do ano por todas as idades, desde crianças até idosos, a festa mais icônica do mundo moderno, estamos falando é claro do Natal.

A festa de Natal é onde os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo, antigamente esse feriado era celebrado em diferentes ocasiões pois não se sabia a data exata do nascimento de Jesus, foi apenas no século IV que a data 25 de dezembro foi oficializada como o dia estabelecido para a comemoração do Natal.

E no Natal é comum termos a tendência de nos vestirmos com certas cores que remetem a essa data mágica como o vermelho, o verde, o branco e é claro o dourado também.

Vamos analisar agora um pouco o significado de cada uma dessas cores específicas, começando pela cor mais famosa de Natal o vermelho.

A cor vermelha é a roupa escolhida do personagem mais famoso do Natal, o Papai Noel e tudo isso começou lá atrás pois foi baseada na lenda de São Nicolau, um bispo que distribuía guloseimas para as crianças na época do Natal, como todos os bispos da idade média São Nicolau usava vestes vermelhas e daí se originou a figura mais emblemática dessa data comemorativa.

A cor dourada também é muito usada nessa época seja nas roupas, nas decorações natalinas e até mesmo em alguns pratos típicos, ela representa o sol, a luz e o espírito divino e tem um lindo significado que é o da generosidade, de presentear, um dos hábitos preferidos de todas as famílias, esse ato simbólico dos presentes surgem na história dos reis magos que trouxeram para Jesus ao nascer o ouro, além de incenso e mirra. O dourado sempre aparece nas árvores de Natal também na forma da estrela, guiando o caminho dos magos pelo deserto.

O verde também é uma das cores queridinhas do Natal, pois remete à árvore ícone do feriado, o Pinheiro. No passado as pessoas usavam ramos de azevinho e hera, estas são plantas que não perdiam as folhas durante o frio inverno Europeu e eram assim então usados para enfeitar a casa nos meses frios e escuros do ano. Era um lembrete a todos que o inverno não duraria para sempre. O verde traz um simbolismo de esperança, resistência e resiliência.

E para finalizarmos o significado das cores de Natal não poderíamos deixar de fora dessa lista o branco, ele representa a neve e o frio, e representa também a pureza e a inocência. É um símbolo de fé e do renascimento. Na igreja católica a cor branca além de representar a paz, significa também a vinda da luz de Jesus Cristo para o mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo